sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Nota 62...


" Na verdade, podemos dizer que 99% da nossa energia vital é gasta na tentativa de manipularmos o mundo para que ele satisfaça os nossos desejos.
Tal como o bébé, a maior parte de nós não está verdadeiramente consciente daqueles que nos rodeiam. Os outros existem antes de mais como objectos de satisfação das nossas necessidades. A noção de que eles têm as suas próprias vidas, sonhos e desejos que podem ser diferentes dos nossos, talvez até conflitantes com os nossos, é normalmente demasiado para nós aceitarmos. Aquilo a que chamamos amor nos relacionamentos não passa, muitas vezes, de ter alguém que se comporta de uma forma que nos faz sentir bem. E se o outro não o fizer, lançamos mão a tudo e mais alguma coisa para o controlar e alterar o seu comportamento"
Brenda Shoshanna in "Zen e a arte de Amar"

10 comentários:

(...) disse...

Cercatrova... penso que irias gostar de ler este livro: "Zen e a arte de amar", mesmo não sendo apologista de uma filosofia Zen...

Beijo...

Anónimo disse...

...não percebi se querias dizer que eras tu que não eras apologista da filosofia Zen... ou se te referias a mim... a quem te referias, amiga?

Eu sou sincero... desconheço por completo essa filosofia, mas resolvi procurar qualquer coisa e encontrei um post interessante. Não sei se é transcrito do livro na integra, mas achei que focava um aspecto interessante... o factor "estar apaixonado" e resolvi deixar o link para veres também.

Apesar de ter um fascínio por algumas coisas na cultura Japonesa, como te disse não conheço nada dessa filosofia... mas talvez venha mesmo a lêr o livro... talvez seja a minha próxima compra...

...ou tu emprestas-me o teu? :))

bem... deixo ficar o link:
http://oprincipiodoslivros.blogspot.com/2007/03/zen-e-arte-de-amar.html

beijinhos...

MIG-L disse...

E não é que nada tenho a acrescentar ?
Enfim... tudo dito!
Um beijinho.
NM

(...) disse...

Tens razão... expressei-me mal... por vezes venho aqui tão à pressa que comunico numa "linguagem morta"...;) estava me a referir a ti... para ler esse livro não é preciso que se conheça ou seja apologista de uma filosofia Zen...

Por norma não gosto de emprestar certos livros meus... mas sempre vou emprestanto e vão ficando às vezes já não sei bem onde. é o que dá às vezes não saber dizer não... talvez mais depressa te oferecesse o livro do que emprestasse o meu...

Poderia emprestar-te apesar de estar todo sublinhado e anotado... é daqueles livros que para mim são para o resto da vida... livros que volta e meia abro e me fazem bem ler... já ofereci este livro a muitas pessoas... penso que vale apena ler! Mas... são gostos meus que não têm de ser universais...

Sempre penso que os livros nos escolhem e talvez por aparecerem em alturas certas da minha vida me marquem...

Beijo

(...) disse...

NM... faz favor de acrescentar alguma coisa já que eu não tive tempo de o fazer... :)

Beijo!

(...) disse...

Cercatrova... o link que me deixaste é um excerto do livro sim...

Se leres o livro depois podemos trocar ideias, boa?

Beijo...

Anónimo disse...

:)) vou lêr sim... só não prometo é quando. Mas dada a consideração que tenho por ti talvez o compre este fim de semana se o encontrar...
Mas por outro lado estou numa fase de nem tempo ter para me coçar... pois coisas novas se atravessaram na minha vida... mas julgo que deve ser o tipo de livro que se pode ir lendo aos poucos, ou estarei errado?

beijo...

(...) disse...

É para ir "digerindo" sim... mas tambem podes ir abrindo e lendo umas passagens...

Sabes... quando as coisas nos interessam ou nos entusiasmam... acabamos sempre por arranjar bocadinhos na nossa vida... mas nao faças como eu que anteontem deixei me levar pelo entusiasmo da leitura e dormi tres horas...

:)

Beijo...

Anónimo disse...

...Eu tenho andado a dormir umas 4:30h... 5h nestes últimos dias... vou tirar a barriga de mizeria neste fim de semana...
...mas para teres lido tanto e dormido tão pouco é porque esse tema é mesmo muito importante para ti!!!!!!

beijo...

(...) disse...

Em certas alturas, quando estou a ler, perco a noção do tempo...

Também não tenho andado a dormir muito... mais logo sei que poderei dormir mais mas já sei que vou acordar à mesma hora...

E... ainda vou ler...

Beijo...