segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Nota 41...

" (...) os homens tendem a ser mais físicos ( por oposição a "emocionais") e essa tendência expressa-se concretamente no plano físico, mental e até emocional. O facto de um impulso se traduzir em sinais externos, note-se, não indica obrigatóriamente uma personalidade extrovetida. Para um homem, esse impulso concretiza-se numa realidade palpável, numa acção. O homem sente que pode "ser dono" do mundo material.
(...) É compreensível que os homens se mostrem tantas vezes superiores em empreendimentos intelectuais abstractos. A sua tendência é querer dominar o mundo, senão pela força física, então pela força mental, raciocínio lógico, princípios e tratados. Mas a sua dependência das mulheres ( para sustentarem as suas necessidades emocionais e a sua intuição como força do coração) torna-os particularmente vulneráveis.
(...) Através de uma programação inconsciente, o ego do homem evidencia-se na sua relação com a realidade concreta. Ele sabe usar a mente com eficácia, sem perturbações emocionais que desfocam o raciocínio da mulher, sabe dominar os sistemas lineares e geométricos e traduzir as emoções em conceitos. E isso pode fazer dele uma pessoa fria, calculista, distante e falsa.
Os homens acreditam piamente estar a lidar com a realidade, mesmo quando a substituíram por ideias. A História mostra-nos como instintivamente atacam as emoções da mulher e a minimizam, ou então a elevam a um pedestal impossível ( de onde ela forçosamente cairá), para a poderem conquistar. A sua mente não cessa nunca de explorar em seu proveito a mulher - e, aliás, tudo o que os rodeia."

Zulma Reyo in " A Jornada, a outra face do ego"

Acabei o que queria escrever, para já, sobre o homem... falta agora a mulher...

3 comentários:

Anónimo disse...

...esta Nota tem para mim pontos bons e pontos maus...
...mas de entre todos os pontos o que mais me identifico talvez seja o facto de necessitar da "dependência da mulher" para completar a minha inteligência emocional. Sem a paz na minha inteligência emocional... simplesmente não consigo ser racional.

beijos...

(...) disse...

Para mim homem e mulher, completam-se, equilibram-se... assim se aceitem tal como são...

Eu, pessoalmente, se não me sentir equilibrada emocionalmente parece que tudo na minha vida vira um caos... só que tento procurar esse meu equilibrio em mim mesma e não nas coisas ou pessoas que me rodeiam...nem sempre é fácil mas já aprendi que não é impossivel... acredito no entanto que com os homens é bem mais difícil...

Beijos...

MIG-L disse...

Concordo em absoluto com o texto. É precisamente para esse equilíbrio que necessitamos das mulheres e dependemos bastante delas, ainda que por vezes a sua presença pareça apenas física ou pouco necessária. Acho que a nós homens, basta termos uma mulher por perto para nos equilibrarmos. Muitas das vezes, nem é preciso muito mais... Essencialmente, é grande a nossa dependência do universo feminino!
NM