segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Nota 58...

" Inúmeras provas testemunham que as pessoas emocionalmente aptas - que conhecem e controlam os seus próprios sentimentos e sabem reconhecer e lidar eficazmente com os sentimentos dos outros - levam vantagem em todos os domínios da vida, quer se trate da vida amorosa ou das relações íntimas, ou de aprender as regras não-expressas que ditam o êxito na política das organizações. As pessoas que possuem aptidões emocionais bem desenvolvidas são também, de um modo geral, as que se revelam mais satisfeitas e eficazes nas suas vidas, dominando os hábitos de espírito que estão na base da sua própria produtividade; aqueles que não conseguem obter alguma medida de controlo sobre as suas vidas emocionais travam constantemente batalhas íntimas que lhes minam a capacidade de produzir trabalho continuado e pensamentos claros"
Daniel Goleman in "Inteligência Emocional"

Mas... conseguir estabilidade emocional não passa por "fugir" de tudo o que possa destabilizá-la mas por nos enfrentarmos e aprendermos com as nossas limitações, digo eu...

8 comentários:

Anónimo disse...

Penso que não me encaixo nos emocionalmente "inaptos" mas tenho andado emocionalmente "destabilizado" já há largos meses. Disso não tenho qualquer dúvida... não só me tem minado a forma de produzir trabalho continuado como me tem minado muitas das coisas no meu dia-a-dia.
Sei que cheguei ao culminar de uma fase de transição temporária e que este meu estado de espirito acontece pelo quebrar de parte de um sonho que não existe, mas sim uma realidade totalmente diferente que é dificil de absorver.
De repente deparo-me com a tomada de uma decisão entre:
-ódiar uma pessoa que me mentiu
-ou amar uma que me ama

Optei por amar a que me ama, na condição de jamais me mentir.

(...) disse...

Penso que estarmos perfeitamente equilibrados a toda a hora e instante é algo muito raro... também penso que todos nós passamos por fases na vida mais complicadas e que nos fragilizam emocionalmente mas que possivelmente depois nos tornam mais fortes.

É comum nessas alturas outros campos da vida se ressentirem...

Ódio penso que nunca senti... raiva sim... e como já escrevi atrás, indiferença.

Odiarmos alguém, a meu ver, continua a ser uma relação que se mantém e que não traz nada de bom para ninguém...

"Amar uma que me ama"... sei que existem muitas formas de amar mas... consegue-se amar de forma forte alguém só porque nos ama?

Sabes... talvez aches estranho o que te vou dizer, mas... foi algo que aprendi na minha vida... a mentira tem muitas "faces" e algumas, penso eu, conseguem-se perdoar. O Amor tem destas coisas...acho eu, claro!

Sei o quanto a mentira pode criar inseguranças e fossos enormes entre as pessoas... sei que muitas pessoas têm dificuldade em lidar com isso e é compreensível, apesar de saber que não existem pessoas que nunca tenha mentido, mas existem mentiras que têm por trás razões que podem ser aceitáveis... mas só quem passa pelas situações é que as pode avaliar...

Beijo...

Mesmo que essa pessoa nunca te minta, vai sentir esse teu lado de insegurança... tenta pensar que não existe uma única pessoa igual a outra e vai para essa tua nova relação de "peito aberto"...isto é só um desabafo meu... penso que algumas vezes nós com os nossos traumas é que acabamos por empurrar as coisas para situações que não existiriam se estivemos mais tranquilos!

Anónimo disse...

Dizes... "Mesmo que essa pessoa nunca te minta, vai sentir esse teu lado de insegurança..."
Eu normalmente não crio esse sentimento de insegurança em quem confio... como tal não o considero um "sentimento de insegurança" mas sim um "sentimento de desconfiança" em quem me mente...
Fiz-me entender? A confiança é algo que se conquista entre duas pessoas e não é com mentiras concerteza que é alicerçada essa confiança.

beijos

(...) disse...

Concordo plenamente contigo... as relações contróem-se... não nascem do nada...

Muitas vezes transportamos para outras relações experiências passadas... nem sempre é fácil pôr de lado certas coisas que nos aconteceram... mas é necessário fazer um esforço. Cada caso é um caso... era só isso que eu queria dizer...

Não fiques aborrecido... este meio de comunicação nem sempre é muito bom para... "conversar"...

Beijo...

Anónimo disse...

...não sou cínico ao ponto de dizer que nunca menti... e também já perdoei mentiras...
Cada pessoa é livre de lidar com as mentiras como quer... mas a mim pessoalmente é das coisas que mais me revolta... e como te disse não é uma questão de insegurança... mas sim de confiança.

Compreendo que haja mentiras por amor e quando estas são devidamente esclarecidas pouco "mal" provocam na relação. Mas não é saudável isso ser uma constante numa relação e como costumo dizer as mentiras têm um efeito bola de neve... Acho que algumas pessoas deveriam meditar sobre o facto de ao longo da sua vida terem mentido sobre vários assuntos e meditar se isso realmente lhes trouxe maior alegria do que a verdade. Acho que só dessa forma cada um individualmente poderá alcançar um estado superior de maior felicidade pessoal. Ninguém pode mudar a personalidade de outro... apenas lhe pode mostrar o caminho para tal...

beijinhos...

(...) disse...

Eu entendo-te muito bem... eu lido muito mal com a mentira...além de que... não sei se é intuição... se é sexto sentido... seja o que for... por vezes consigo ver além daquilo que me é mostrado... e isso acaba por ser complicado para mim...

Dou no entanto espaço e tempo, oportunidade, para as pessoas se explicarem... não raras vezes sinto que me dizem mentiras atras de mentiras e aí... nada feito... outras vezes procuro entender...

Tambem ja perdoei muitas coisas... e viver na mentira não dá!

Até porque tenho outra coisa comigo... não sei mentir e nem omitir! Tenho de dizer tudo! Maneiras de ser...

Claro que não é nada, mesmo nada saudável ter relações onde a mentira está presente. Aí ninguém se dá a conhecer e vivem os dois num mundo de ilusão. Estão a enganar quem??? Aos dois!

A mentira nunca leva a bom porto... mais tarde ou mais cedo... tudo se acaba por saber. Mentir ou ser vitima de mentiras não pode trazer nenhuma espécie de Paz... para quê viver no tormento?

Prefiro uma dura realidade a viver na ilusão...

Até me sinto um pouco angustiada com este tema... e talvez tenha captado um pouco da tua revolta...

A mentira a mim provoca-me insegurança ... é como caminhar em terreno pouco seguro... sentir que a qualquer momento me vou magoar ou vou ter de magoar alguém...

Sabes... às vezes queria pensar de outra maneira mas sempre penso que até prova em contrário todos são inocentes... talvez porque confie demasiado na minha forma de ver as coisas para além do que me é mostrado... mas já me dei mal... mas sei que tenho de fazer aprendizagens...

Beijo... e... sorri!

Anónimo disse...

...sabes, tive que voltar aqui a comentar porque pensei bastante sobre o que aqui foi dito. Realmente creio que de todas as vezes que me mentiram poucas terão sido por amor.
Realmente na grande maioria das vezes que me mentiram foi por puro e exclusivo interesse próprio dessas pessoas.
No entanto nos últimos tempos pude verificar que é possível alguém mentir MUITO por um GRANDE AMOR, e que não me é assim tão dificil perdoar e entender essas mentiras... embora ainda haja dias dificeis de lidar com isso, tento aceitar isso como um mal necessário para chegar a bom porto...
O facto de em tempos me terem mentido bastante só fortaleceu a minha personalidade. Passei a exigir-me a mim próprio ser verdadeiro com os outros e talvez seja isso que exijo dos outros. Tornou-me diferente, tornou-me mais sincero...

Ainda bem que és uma pessoa incapaz de mentir e omitir...
...dessa forma terás sempre garantia que haverá alguém para te ouvir e te compreender.

beijinhos e...... smile ;)

(...) disse...

Existem aprendizagens muito dolorosas... existem momentos na nossa vida que julgámos nunca ultrapassar...muita coisa nos vai moldando...

Por vezes penso que as pessoas vêm as relações como empresas.São jogos de interesses.Nada é deixado ao acaso, tudo é estudado milimetricamente.Quando alguém deixa de servir é "arquivada"...

Costuma-se dizer: o que não nos mata torna-nos mais fortes, mas por vezes morremos um pouco sim... Acho que estamos sempre a morrer e a renascer...

Sabes... às vezes penso que as pessoas têm dificuldade em lidar com pessoas sinceras ou então não as reconhecem e dão valor... tal é o mundo de mentira em que se vive...

Há um tempo atras houve uma situação que me deixou a pensar: Um padre disse-me que há coisas que nunca devemos contar a outras pessoas... devemos omitir... isso vindo de um padre... fez-me questionar muita coisa... mas os padres também são humanos! De certa forma entendi... porque magoar alguém com algo de que nos arrependemos, com um momento de fraqueza que nos magoou também e que estamos dispostos a não voltar a repetir e com o qual aprendemos uma preciosa lição para a vida?

Garantia de alguém me compreender... não tenho... mas isso já deixou de ser importante para mim. Também eu desisti de compreender as pessoas... sei que isso nunca vai ser possivel Sempre verei as pessoas segundo os meus "filtros". Só me resta aceitar alguém tal como é ou não aceitar.

Beijo...