domingo, 5 de setembro de 2010

Nota 200...

"Podemos facilmente perdoar uma criança por ter medo do escuro.
A verdadeira tragédia da vida é quando um adulto tem medo da luz."
Platão

Porque será que criamos tantas resistências à luz? Porque será que preferimos viver na ignorância?

sábado, 4 de setembro de 2010

Nota 199...

"A pessoa mais rica do mundo não é aquela que mais tem, mas aquela que menos precisa"
Robin Sharma in " O Santo, O Surfista e a Executiva"

Pontos de vista... penso que o ser humano torna-se escravo dos seus pertences.... quanto mais tem mais quer ter, quanto mais tem maior é o medo de tudo perder... Mais importante do que ter é ser...

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Nota 198...

" Comprar mais livros do que aqueles que conseguimos ler é um sintoma de que a alma está a tentar alcançar o infinito e essa paixão é a única coisa que nos ergue acima das alimárias que perecem"
A. Edward Norton

Eu gosto muito de ler... nem imagino a minha vida sem ler. Tenho de me disciplinar quando entro numa livraria ou pura e simplesmente não ceder sequer à tentaçao de entrar. No entanto penso que as maiores aprendizagens que fazemos na vida são sempre feitas através das pessoas...

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Nota 197...

"A felicidade suprema na vida é a convicção de sermos amados"
Victor Hugo

Precisamos de nos sentir amados sim... mas pouco fazemos por isso... algumas vezes damos o amor como um dado adquirido.... e nem nos amamos a nós próprios...Sempre existem mil e uma prioridades na vida que nos afastam do essencial...

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Nota 196...

" Todos nós, quer sejamos guerreiros, quer não, temos um centímetro cúbico de oportunidade que, de tempos a tempos, surge diante dos nossos olhos. A diferença entre a pessoa comum e o guerreiro é que o guerreiro tem noção disso e mantém-se atento, intencionalmente expectante, para poder aproveitar esse centímetro de oportunidade sempre que ele surgir"
Carlos Castañeda
Sempre acreditei que em todos nós habita um espírito guerreiro que trazemos desde os tempos ancestrais. Esquecemos muitas vezes é que ele existe. Já possivelmente nos demos conta que em certas situações temos muito mais força do que alguma vez julgavamos ter. É com esse espírito guerreiro que conseguimos ver nas adversidades grandes oportunidades....

terça-feira, 13 de julho de 2010

Nota 195...


" (...) porque motivo é que nós, seres humanos, passamos tanto tempo da nossa vida concentrados nos aspectos negativos das nossas experiências mais difíceis, em lugar de as encaramos como aquilo que na verdade são: os nossos melhores professores.
Se não fossem as contrariedades que enfrentou, os erros que cometeu e o sofrimento por que passou, não seria senhor da sabedoria e do conhecimento que neste momento possui. De uma vez por todas , entenda que a dor é um mestre e que o fracasso é a auto-estrada para o sucesso. (...) Comece a encarar os seus problemas como bençãos, decida transformar os seus entraves em degraus para o sucesso e comprometa-se a fazer das sua feridas sabedoria. (...) o carácter não e formado pelas experiências de vida mais fáceis, mas sim pelas mais difíceis. É quando atravessamos os períodos penosos da vida que descobrimos quem realmente somos e tomamos consciência da força interior que possuímos"
Robin Sharma in "Quem Chorará por Mim?"
E que fazemos quando esses "professores" nos começam a transformar em pessoas que não gostamos? Em pessoas decepcionadas, amargas, desconfiadas, distantes, frias....

terça-feira, 15 de junho de 2010

Nota 194...

" O Amor autêntico é uma expressão de produtividade e implica cuidado, respeito, responsabilidade e conhecimento. Não é um "afecto" no sentido de se ser afectado por alguém, mas antes um esforço activo pelo desenvolvimento e pela felicidade da pessoa amada, com base na nossa própria capacidade de amar."
Erich Fromm in " A Arte de Amar"

Hoje em dia produz-se muito pouco nesse campo.... ou então está-se a perder a capacidade de amar

terça-feira, 18 de maio de 2010

Nota 193...

"Toda a nossa cultura se baseia no apetite pelo consumo, na ideia de um comércio mutuamente favorável. A felicidade do homem moderno consiste no encanto de olhar para as montras, e de comprar tudo o que possa, a pronto ou a prestações. E ele olha para as pessoas de um modo semelhante. Para um homem, uma mulher atraente ( e para uma mulher, um homem atraente) é um prémio a conquistar. "Atraente" normalmente significa alguém que possui um conjunto apreciável de qualidades que são populares e estão em alta no mercado da personalidade. O que torna uma pessoa espicificamente atraente, tanto física como mentalmente, depende da moda da época."
Erich Fromm in "A Arte de Amar"

Estarei na moda? Estarei fora de moda? Complicado para mim sentir que as relações humanas são comparáveis ao comercio, a bens de consumo, a modas... mas já tinha dado conta disso, não queria era acreditar... sinto também que a moda está a mudar...

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Nota 192...

" Aquele que nada conhece, nada ama. Aquele que não é capaz de nada, nada compreende. Aquele que nada compreende é inútil. Mas aquele que compreende também ama, repara é vê. (...) Quanto mais conhecimento existe de uma coisa, maior é o amor... Quem imagina que todos os frutos amadurecem ao mesmo tempo que os morangos não percebe nada de uvas."
Paracelso

Perdi-me um pouco com este pensamento... Por vezes fico a pensar o quanto gostava de ser mais ignorante, o quanto gostava de simplesmente sentir sem procurar razões, porque as razões por vezes pouco me satisfazem ou enganam... Hoje em dia até é possivel os frutos amadurecerem ao mesmo tempo... e tal como existe essa manipulação existem muitas outras que nos confundem e alteram a nossa natureza. Habituamos-nos a viver através da razão, onde tudo tem de ser explicado, demonstrado e assim manipulados vamos-nos transformando em seres diferentes, talvez como os morangos de estufa, lindos mas sem sabor.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Nota 191...


" O facto é que os seres humanos chegam a este mundo com uma paixão pelo controlo, saem dele da mesma forma e as investigações sugerem que, se eles perderem a sua capacidade de controlar as coisas em qualquer ponto situado entre a sua entrada e a sua saída, ficam infelizes, inseguros, desesperados e deprimidos. E por vezes, mortos. (...) Aparentemente, obter controlo pode ter um impacto positivo na saúde e no bem estar de alguém, mas perder o controlo pode ser pior do que nunca o ter tido. (...) O sentimento de controlo - real ou ilusório - é uma das fontes de saúde mental. (...)O acto de conduzir o nosso próprio barco ao longo do rio do tempo é uma fonte de prazer, independentemente do porto onde nos dirigimos."
Daniel Gilbert in " Tropeçar na Felicidade"
Bem queremos não ser controladores ou que pensem que o somos, mas está-nos no sangue. É um facto que nos sentimos perdidos quando alguma coisa sai fora do nosso controlo. Será bom, no entanto, querer não controlar certas coisas e tentar simplesmente aceitá-las Assim não nos arriscamos a perder o que nunca tivemos.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Nota 190...

"Adiar prazeres é uma forma inventiva de conseguir o dobro do sumo com metade do fruto. Na verdade, muitos acontecimentos são ainda mais agradáveis de imaginar do que de experimentar"
Daniel Gilbert in "Tropeçar na Felicidade"

terça-feira, 27 de abril de 2010

Nota 189...

"É impossivel viver uma vida de amor se nos considerarmos as vítimas infelizes das circunstâncias. Quando nos identificamos com o papel de vítima e vivemos a vida segundo esse modelo, estamos a atrair a nós potenciais agressores"
Brenda Shoshanna in "Zen e a arte de Amar"

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Nota 188...

" Se um casal apresenta um problema e ele o vê partindo da lógica e ela partindo do que sente, é muito difícil que se entendam se antes não perceberem essas diferenças como ponto de partida. (...) se eu aceitar e respeitar o teu olhar e o for integrando no meu, isso será crescimento para mim. Se o repelir, procurando convencer-te daquilo que penso, ficarei sozinho e igual a mim mesmo. No entanto, é isto que fazemos: procurar que o outro faça as coisas como nos parece a nós, sem nos determos a pensar que o outro poderá dar-nos uma opção melhor, diferente, nova..."
Jorge Bucay e Silvia Salinas in " Amar de Olhos Abertos"
*******
Homens e mulheres são diferentes. Não sei porque insistimos que tenham comportamentos iguais e ficamos desiludidos quando não se entendem. Homens e mulheres complementa-se e foram feitos mas evoluirem em conjunto. Visões e sentires diferentes perante uma mesma situação alargam-nos horizontes, são fontes de aprendizagem. Porquê virar as costas ao que é diferente? Porquê querer tudo ao nosso jeito?

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Nota 187...

"Se nos escondermos por trás de disfarces, não poderemos ter contacto com ninguém, pois ninguém poderá entrar verdadeiramente em contacto com uma personagem de ficção"
Jorge Bucay e Silvia Salinas in " Amar de Olhos Abertos"
Por vezes a comunicação fica difícil, sentimos que não nos fazemos entender, e que não entendemos os outros, talvez porque existam disfarces de parte a parte. Muitas vezes nem sequer damos conta que nos tornámos personagens de ficção à custa de nos querermos proteger de tanta coisa e conquistar outras tantas...

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Nota 186...

Curioso... realmente nada parece ser por acaso....

sábado, 27 de março de 2010

Nota 185...

" Só existem dois dias do ano em que não podemos fazer nada pela nossa vida : ontem e amanhã."
Dalai Lama

quinta-feira, 25 de março de 2010

Nota 184...


A maior parte das pessoas que nos rodeiam não gostam verdadeiramente de nós. Gostam do que temos para lhes oferecer... senão basta retirar-lhes um pouco daquilo a que estão habituadas a receber de nós, ou mostrar-lhes um pouco das nossas fragilidades ou lados menos bons para as vermos irem-se afastando das nossas vidas... Parece que não somos mais do que presentes ambulantes, que se desembrulham, podem até nos agradar durante uns tempos e depois ou lixo com eles ou ficam arrumados numa prateleira... fazemos parte do consumismo doentio. Usamos e somos usados....comprados e vendidos...

quarta-feira, 24 de março de 2010

Nota 183...



O tempo passa ? Não passa
O tempo passa? Não passa
no abismo do coração.
Lá dentro, perdura a graça
do amor, florindo em canção.

O tempo nos aproxima
cada vez mais, nos reduz
a um só verso e uma rima
de mãos e olhos, na luz.

Não há tempo consumido
nem tempo a economizar.
O tempo é todo vestido
de amor e tempo de amar.

O meu tempo e o teu, amada,
transcendem qualquer medida.
Além do amor, não há nada,
amar é o sumo da vida.

São mitos de calendário
tanto o ontem como o agora,
e o teu aniversário
é um nascer a toda hora.

E nosso amor, que brotou
do tempo, não tem idade,
pois só quem ama escutou
o apelo da eternidade.


O amor antigo
O amor antigo vive de si mesmo,
não de cultivo alheio ou de presença.
Nada exige nem pede. Nada espera,
mas do destino vão nega a sentença.

O amor antigo tem raízes fundas,
feitas de sofrimento e de beleza.
por aquelas mergulha no infinito,
e por estas suplanta a natureza.

Se em toda parte o tempo desmorona
aquilo que foi grande e deslumbrante,
o amor antigo, porém, nunca fenece
e a cada dia surge mais amante.

Mais ardente, mas pobre de esperança.
Mais triste? Não. Ele venceu a dor,
e resplandece no seu canto obscuro,
tanto mais velho quanto mais amor
Carlos Drummond de Andrade
Para uma pessoa muito especial... Daquelas pessoas que sabemos que sempre amámos e vamos amar para sempre....

quinta-feira, 18 de março de 2010

Nota 182...



" Não pretendemos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo. A crise é a melhor bênção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar 'superado'. Quem atribui à crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais os problemas que as soluções. A verdadeira crise, é a crise da incompetência. O incoveniente das pessoas e países é a esperança de encontrar as saídas e soluções fáceis. Sem crise não há desafios, sem desafios, a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há mérito. É na crise que se aflora o melhor de cada um. Falar de crise é promovê-la e calar-se sobre ela é exaltar o conformismo. Em vez disso, trabalhemos duro. Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar para superá-la"
Albert Einstein


Não vale apena perder a cabeça com as crises... antes pelo contrário, há que a ter bem no lugar...

terça-feira, 16 de março de 2010

Nota 181...


" « Se eu ganhar na lotaria, serei feliz para sempre», pensamos nós. Pois é, mas não. Quando aquilo que tínhamos projectado finalmente se realiza, o nosso bom humor não dura tanto como esperávamos. E apesar da nossa obsessão com a felicidade, nunca seremos tão felizes como a nossa imaginação nos promete... (...) quando encaramos o futuro, a nossa imaginação sofre uma ilusão de óptica! O cérebro faz do futuro apenas uma projecção do presente. Ora, a vida não pára de nos modificar e, por isso, enganamo-nos permanentemente acerca dos nossos motivos de satisfação ou de insatisfação e tropeçamos na felicidade sem querer."
Daniel Gilbert in " Tropeçar na Felicidade"
Por isso, talvez o mais importante seja o caminho que trilhamos em direcção aos objectivos e não o objectivo em si... por isso talvez seja mais importante viver o aqui e o agora do que esperarmos por dias melhores para fazer o que tanto desejamos.... o que nos faz felizes hoje pode não o fazer amanhã...

segunda-feira, 8 de março de 2010

Nota 180...



E porque hoje é o dia da mulher... sempre me interroguei porque é que existe este dia e não existe o do homem também... com quase toda a certeza me iriam responder que todos os dias são o dia do homem...

domingo, 7 de março de 2010

Nota 179...


" Não se pode chamar amor a um sentimento que é forte num dado momento, e que desapareceu no momento seguinte."
Kabir

sexta-feira, 5 de março de 2010

Nota178...

" O medo do futuro e a saudade do passado são dois dos factores principais que nos impedem de tomar a acção adequada."
Brenda Shoshanna in "Zen e a arte de Amar"

quarta-feira, 3 de março de 2010

Nota 177...


"Quanto menos independentes formos, ,menos liberdade teremos para amar os outros - porque precisamos deles"
Paulo Carvalho in " As Oito Dádivas Eternas da Vida"

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Nota 176...


" O amor não é suficiente para sustentar uma relação com êxito. (...) Precisamos mais do que o amor para ter uma relação. Devemos conseguir comprometer-nos com os termos dessa relação para a relação poder funcionar bem. O compromisso é a derradeira expressão da liberdade, porque um compromisso exige sermos suficientemente livre para renunciarmos a muitas coisas em nome de uma."
Paulo Carvalho in " As Oito Dádivas Eternas da Vida"
A questão muitas vezes está em não sabermos em que termos está feita a relação porque não existe tempo para diálogos... depois as pessoas também vão mudando ao longo do tempo e mais uma vez não existe tempo para conversar, observar o outro e renovar os termos da relação. Outra questão é o compromisso. Parece que não somos suficientemente livres para renunciarmos a certas coisas ou estamos demasiado "presos" a situações que nos limitam... como por exemplo conflitos pessoais por resolver.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Nota 175...




Depois de algum tempo você aprende a diferença, a subtil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança.
E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas
E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.
E aprende a construir todas as suas estradas no hoje,
porque o terreno amanhã é incerto demais para os
planos,
e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.
Depois de um tempo você aprende que o sol queima
se ficar exposto por muito tempo.
E aprende que não importa o quanto você se importe,
algumas pessoas simplesmente não se importam...
E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa,
ela vai feri-lo de vez em quando
e você precisa perdoá-la por isso.
Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.
Descobre que se leva anos para se construir confiança
e apenas segundos para destrui-la,
e que você pode fazer coisas em um instante,
das quais se arrependerá pelo resto da vida.
Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer
mesmo a longas distâncias.
E o que importa não é o que você tem na vida,
mas quem você tem na vida.
E que bons amigos são a família que nos permitiram
escolher.
Aprende que não temos que mudar de amigos
se compreendemos que os amigos mudam,
percebe que seu melhor amigo
e você podem fazer qualquer coisa,
ou nada, e terem bons momentos juntos.
Descobre que devemos deixar as pessoas que amamos com
palavras amorosas,
pode ser a última vez que as vejamos.
Aprende que as circunstâncias e os ambientes
tem influência sobre nós,
mas nós somos responsáveis por nós mesmos.
Começa a aprender que não se deve
comparar com os outros,
mas com o melhor que pode ser.
Descobre que se leva muito tempo
para se tornar a pessoa que quer ser,
e que o tempo é curto.
Aprende que não importa onde já chegou,
mas onde está indo, mas se você não
sabe para onde está indo,
qualquer lugar serve.
Aprende que, ou você controla seus actos
ou eles o controlarão, e que ser
flexível não significa ser fraco
ou não ter personalidade,
pois não importa quão delicada
e frágil seja uma situação,
sempre existem dois lados.
Aprende que heróis são pessoas
que fizeram o que era necessário fazer,
enfrentando as consequências.
Aprende que paciência requer muita prática.
Descobre que algumas vezes
a pessoa que você espera que o chute,
quando você cai é uma das poucas
que o ajudam a levantar-se.
Aprende que maturidade tem mais a ver
com os tipos de experiências que se
teve, e o que você aprendeu com elas,
do que com quantos aniversários você celebrou.
Aprende que há mais dos seus pais em você
do que você supunha.
Aprende que nunca se deve dizer
a uma criança que sonhos são bobagens,
poucas coisas são tão humilhantes,
e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.
Aprende que quando está com raiva
tem o direito de estar com raiva, mas isso
não lhe dá o direito de ser cruel.
Descobre que só porque alguém não o ama do
jeito que você quer que ame,
não significa que esse alguém não sabe amar,
contudo, o ama como pode,
pois existem pessoas que nos amam,
mas simplesmente não sabem como demonstrar
ou viver isso.
Aprende que nem sempre é suficiente
ser perdoado por alguém,
algumas vezes você tem que aprender
a perdoar-se a si mesmo.
Aprende que com a mesma severidade com que julga,
você será em algum momento condenado.
Aprende que não importa em quantos
pedaços seu coração foi partido,
o mundo não pára para que você o conserte.
Aprende que o tempo não é algo que possa
voltar para trás, portanto, plante seu jardim
e decore sua alma,
ao invés de esperar que alguém lhe traga flores...
E você aprende que realmente pode suportar...
que realmente é forte,
e que pode ir muito mais longe depois de
pensar que não se pode mais.
E que realmente a vida tem valor
e que você tem valor diante da vida!
Nossas dúvidas são traidoras
e nos fazem perder o bem que poderíamos
conquistar, se não fosse o medo de tentar.

William Shakespeare

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Nota 174...


A velocidade da alma

Um explorador branco, ansioso para chegar logo ao seu destino no coração da África, pagava um salário extra para que os seus carregadores índios andassem mais rápido. Durante vários dias, os carregadores apressaram o passo.

Certa tarde, porém, todos sentaram-se no chão e depositaram seus fardos, recusando-se a continuar. Por mais dinheiro que lhes fosse oferecido, os índios não se moviam. Quando, finalmente, o explorador pediu uma razão para aquele comportamento, obteve a seguinte resposta:

“Andamos muito depressa e já não sabemos mais o que estamos fazendo. Agora precisamos esperar até que nossas almas nos alcancem”. ¨
**************
Por vezes saímos do nosso ritmo. De tal forma ficamos anestesiados que nem sentimos pequenos sinais que nos avisam para abrandarmos. Ou sentimos e fazemos ouvidos moucos. Depois somos mesmo obrigados a parar senão acabamos por nos perder definitivamente de nós mesmos.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Nota 173...


" Por ser uma forma de energia, o amor pode também esgotar-nos, se não for retribuído. (...) o verdadeiro amor tem origem na intensidade da sua circulação entre duas pessoas. É por isso que é tão importante darmos o nosso amor à pessoa certa. Quando amamos uma pessoa que, por sua vez, nos ama, os nossos recursos energéticos são renovados e reforçados. Pelo contrário, quando amamos uma pessoa que não corresponde ao nosso amor, os nossos recursos esgotam-se. Então, sentimo-nos vazios, sozinhos e deprimidos.(...) a menos que tenhamos muitos outros recursos energéticos na vida, devíamos evitar focar o nosso amor, durante muito tempo, em quem não retribui. De outro modo, rapidamente começaremos a sentir-nos sem valor, vazios e solitários."
Paulo Carvalho in "As oito dádivas eternas da vida"
*******
Uma nova visão para mim... pensava eu que o amor era uma fonte inesgotável. Talvez por isso em tempos me senti vazia, solitária, sem valor...

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Nota 172...

"O acaso só favorece a mente preparada"
Louis Pasteur
Hoje em dia muito se fala de coincidências e acasos... eu pessoalmente não acredito em coincidências... penso que nada é por acaso... coincidências são possivelmente a forma que o Universo, Deus encontrou para comunicar connosco... procuro estar atenta a esses "sinais" e... não me tenho dado mal... encontro algumas respostas... por vezes peço eu mesma um sinal...
*********

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Nota 171...

" A vida é uma comédia para aqueles que pensam e uma tragédia para aqueles que sentem"
Horace Walpole
Verdade ou Mentira?
Só por curiosidade... quando vêm as máscaras da comédia e da tragédia juntas qual a que sobressai mais?

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Nota 170...

" Admiras-te que não seja feliz dançando como danço e aguentando-me tão bem pela rama da vida. E eu , amigo, admiro-me que sejas tão desiludido da vida, tu que tão bem conheces e privas precisamente com as coisas mais belas e mais profundas: o espírito, a arte, o pensamento! É por isso que nos sentimos atraídos um para o outro, é por isso que somos irmãos. Vou-te ensinar a dançar, a brincar e a sorrir, sem que mesmo assim fiques satisfeito. E de ti vou aprender a pensar e a saber, sem que mesmo assim fique satisfeita."
Hermann Hesse in " O Lobo das Estepes"
Somos todos diferentes e precisamos todos uns dos outros. Não para nos completarem, viverem a vida por nós, preencherem os nossos vazios, fazerem-nos felizes ... mas para aprendermos e ensinarmos, darmos e recebermos, amarmos e odiarmos, perdoarmo e sermos perdoados...

sábado, 30 de janeiro de 2010

Nota 169...





sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Nota 168...


" És demasiado exigente e esfomeado para um mundo como o de hoje, simples, cômodo e contente com tão pouco, é esse mundo que te vomita para fora, tens para ele uma dimensão a mais. Quem quer viver e disfrutar da sua vida nos nossos dias, não pode ser uma pessoa como tu ou eu. Para quem requer música em vez de barulheira, alegria em vez de prazer, alma em vez de dinheiro, trabalho puro em vez de activação, paixão pura em vez de brincadeira, este mundo lindíssimo não é pátria..."
Hermann Hesse in "O Lobo das Estepes"
Pois... é o ler coisas assim e parecidas que me fazem sentir que não estou só...

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Nota 167...

"Apenas 7% da comunicação é verbal. O outros 93% são comunicados inconscientemente: 55% através de linguagem corporal e 38% através do tom. Estes sinais de linguagem "secreta" são frequentemente transmitidos e intrepretados sem nosso conhecimento consciente, pois a mente inconsciente rege toda esta área de comunicação. As pessoas acreditarão mais naquilo que a sua linguagem corporal diz do que nas suas palavras, se as duas estiverem em dissonância."
Yvonne Oswald in " O Poder das Palavras"
Talvez seja por isso, que hoje em dia, com o aparecimento das novas tecnologias (internet, sms, mails...) a comunicação entre pessoas esteja a tornar-se cada vez mais difícil. Facilmente se criam desentendimentos e ilusões por uma comunicação feita à distância.

domingo, 24 de janeiro de 2010

Nota 166...


" A clareza é da mente, a felicidade é do total. Tudo o que é vivo sempre é confuso. Somente coisas mortas são claras.
Não busque a clareza, ou começará a apegar-se à sua infelicidade, porque a infelicidade é muito clara. (...) A felicidade é maior que a saúde. A saúde é a felicidade do corpo, e a felicidade é a saúde da alma. Assim, não se preocupe com a clareza. (...) A confusão é caótica, certamente, até mesmo amedrontadora, mas a aventura e o desafio estão presentes. Aceite o desafio. Focalize-se mais sobre a felicidade e esqueça-se da confusão, porque a confusão fatalmente existirá. Quando se estiver a mover num novo território que nunca experimentou, os seus velhos padrões ficarão confusos. Escute a felicidade, deixe-a ser a indicadora, deixe-a decidir o seu curso e mova-se nessa direcção."
Osho in "Osho todos os dias"
Tenho livros que gosto de abrir ao acaso de vez em quando. Fico com a sensação que nesse momento e de alguma maneira me esclarecem dúvidas. Sempre procuro respostas para tudo e cada vez chego mais à conclusão que nem tudo tem resposta mas tão somente um propósito.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Nota 165...


" O Amor é um requisito de sobrevivência para a directriz do cérebro humano"
Yvonne Oswald in" O Poder das Palavras"
Parece que Humanidade está-se a esquecer disso. Será que vamos conseguir sobreviver?

domingo, 17 de janeiro de 2010

Nota 164...

" A verdade é que a «realidade» é simplesmente a percepção daquilo que cremos ser verdade.(...) Vemos, ouvimos, sentimos, pensamos e cremos simplesmente naquilo em que nos focamos."
Yvonne Oswald in " O Poder das Palavras"
Acontece por vezes acreditarmos em coisas que nada têm de "real" e com isso mudamos muita coisa na nossa vida. Em situações delicadas é de evitar fazer "filmes" senão eles tornam-se nas nossas realidades. Cada um tem a sua verdade... tentar pensar pela cabeça de alguém pode ser muito nefasto.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Nota 163...

" A vida afectiva é a única que vale apena. A outra apenas serve para organizar na consciência o processo da inutilidade de tudo."
Miguel Torga
Eu dantes também pensava assim... agora vou tendo sérias dúvidas...