quarta-feira, 24 de março de 2010

Nota 183...



O tempo passa ? Não passa
O tempo passa? Não passa
no abismo do coração.
Lá dentro, perdura a graça
do amor, florindo em canção.

O tempo nos aproxima
cada vez mais, nos reduz
a um só verso e uma rima
de mãos e olhos, na luz.

Não há tempo consumido
nem tempo a economizar.
O tempo é todo vestido
de amor e tempo de amar.

O meu tempo e o teu, amada,
transcendem qualquer medida.
Além do amor, não há nada,
amar é o sumo da vida.

São mitos de calendário
tanto o ontem como o agora,
e o teu aniversário
é um nascer a toda hora.

E nosso amor, que brotou
do tempo, não tem idade,
pois só quem ama escutou
o apelo da eternidade.


O amor antigo
O amor antigo vive de si mesmo,
não de cultivo alheio ou de presença.
Nada exige nem pede. Nada espera,
mas do destino vão nega a sentença.

O amor antigo tem raízes fundas,
feitas de sofrimento e de beleza.
por aquelas mergulha no infinito,
e por estas suplanta a natureza.

Se em toda parte o tempo desmorona
aquilo que foi grande e deslumbrante,
o amor antigo, porém, nunca fenece
e a cada dia surge mais amante.

Mais ardente, mas pobre de esperança.
Mais triste? Não. Ele venceu a dor,
e resplandece no seu canto obscuro,
tanto mais velho quanto mais amor
Carlos Drummond de Andrade
Para uma pessoa muito especial... Daquelas pessoas que sabemos que sempre amámos e vamos amar para sempre....

6 comentários:

BlackQuartzo disse...

:)

Anónimo disse...

Bonito, bonito!!!!
O maior problema, no meu entender, nas relações humanas é escondermos a necessidade que temos de expressar os nossos sentimentos atrás de textos ou imagens susceptíveis de muitas interpretações e...consequentemente de erros na mensagem que queremos transmitir.
Quando terá o ser humano (leia-se cada um de nós) a coragem de dizer frontalmente, directamente, aquilo que sente por quem ama? Mesmo quando precisamos de dizer que nos faz bem à alma mas que por vezes no magoa no mais profundo do nosso ser? Nesse dia ficaremos mais próximos da serenidade...ou não???

(...) disse...

Não entendi muito bem... Erros de comunicação existem sempre... seja um comunicação feita através de imagens ou textos, seja feita verbalmente ou através de acções. Corremos sempre o risco de alguém ter criado expectativas em relação a nós ou as palavras e actos terem significados diferentes. Muitas vezes ficamos descontentes com algo que nos dão, porque esperavámos mais e a pessoa deu aquilo que podia. Para nós pode ter sido pouco mas para quem deu possivelmente foi mais do que tinha... a relação humana é complexa. Outras pessoas possivelmente têm dificuldade em verbalizar sentimentos... ou até expressarem-se....
Tantas vezes ouvi um "desculpa", um "amo-te" e senti que não passaram de palavras e vão estando cada vez mais banalizadas.
Tantas vezes fui mal intrepretada e julgada quando fiz o melhor qye sabia...
Cada vez acredito menos nas palavras...
Este post pode não ter atingido o seu objectivo... dou isso de barato... pode ter tido uma intrepretação que não a minha... até porque eu sou muito má a intrepretar poesia... mas... enquanto o fiz e demorou o seu tempo... carreguei o de uma intenção bem mais forte do que dizer um simples "amo-te... fazes-me falta, fazes parte de mim"
Não o faço por me fazer bem à alma... até pode fazer... faço-o porque o sinto... Não o faço por exibicionismo, ou para me redimir de algo... faço-o porque o sinto...Não o faço por me fazer bem... mas porque o sinto...Amar alguém pode passar por muito sofrimento, penso que até nem existe amor sem sofrimento. É aí que ele é posto à prova, é nas alturas bem críticas que possivelemente temos a noção de que amamos...o amor é feito de conquistas e derrotas, ele existe quando queremos conquistar mesmo depois de derrotados. Ele existe nos pequenos nadas e no que não se vê, ele existe nos erros que se cometem, e na vontade de melhorar...

(...) disse...

Formas de amar... formas de nos expressarmos... formas de ser... tento ser melhor... procuro entender os outros... procuro aceitar os outros... também tenho necessidades como todos...sou humana...
Mesmo que eu dissesse a quem amo que amo podia ser mal intrepretada porque dizer que amo nem sempre é dizer o que a pessoa gostaria de ouvir.... mas o que no meu entender precisa de ouvir... dizer simplesmente : amo-te... na maior parte das vezes soa-me a falso... maneiras de ser...

Anónimo disse...

Pois é... tens toda a razão... tanta interpretação... e afinal tanto mal entendido!!!!! O meu comentário não pretendia ser uma crítica aos sentimentos dos outros nem à dificuldade de comunicação que pode existir entre as pessoas!!!! mas não posso deixar de concluir que por vezes gastamos demasiado no nosso tempo com interpretações erradas tiradas das entrelinhas e essas são as que dão origem a mágoas ou dúvidas que não têm razão de exitir.... pela minha parte, penso cada vez menos no passado e nem tento perceber o que virá no futuro. Procuro viver o presente da melhor maneira possível atendendo às circunstâncias desse momento e, em cada dia procuro recolher tudo de Bom que me chega pela presença de todos aqueles de quem gosto...mesmo quando essa presença duras uns segundos ou minutos, separados pela distância geográfica, mas unidos pelos sentimentos que ultrapassam todas as distâncias, se assim quisermos.
Estes comentários, escritos ao "sabor da pena" podem ser traiçoeiros... ;))

(...) disse...

Do passado procuro tirar as aprendizagens... fui aprendendo a não remoer e a não deixar-me iludir por "filmes" feitos através das entrelinhas. Acredito que existem entrelinhas... mas também fui aprendendo a lidar com a intuição. O cerebro humano é muito traiçoeiro e realmente de uma pequena virgula mal posta pode escrever um complexo romance... e algumas vezes nem se dá conta disso. Posso é ter-me tornado uma pessoa mais chatinha no sentido de querer perceber certas coisas das quais duvido e o curioso é que nem sempre as pessoas me conseguem explicar certas atitudes por elas tomadas tal estão mecanizadas na sua forma de levar a vida...e sim... tenho dificuldade de comunicação porque algumas vezes dou comigo a conversar com pessoas e o que me estão a dizer nada tem a ver com o que sinto vindo das mesmas...enfim... coisas da vida... trajectos! E escrever ao correr da pena e ao bater do coração sem ter tempo para rever o que se escreve pode ser... traiçoeiro sim....