domingo, 24 de janeiro de 2010

Nota 166...


" A clareza é da mente, a felicidade é do total. Tudo o que é vivo sempre é confuso. Somente coisas mortas são claras.
Não busque a clareza, ou começará a apegar-se à sua infelicidade, porque a infelicidade é muito clara. (...) A felicidade é maior que a saúde. A saúde é a felicidade do corpo, e a felicidade é a saúde da alma. Assim, não se preocupe com a clareza. (...) A confusão é caótica, certamente, até mesmo amedrontadora, mas a aventura e o desafio estão presentes. Aceite o desafio. Focalize-se mais sobre a felicidade e esqueça-se da confusão, porque a confusão fatalmente existirá. Quando se estiver a mover num novo território que nunca experimentou, os seus velhos padrões ficarão confusos. Escute a felicidade, deixe-a ser a indicadora, deixe-a decidir o seu curso e mova-se nessa direcção."
Osho in "Osho todos os dias"
Tenho livros que gosto de abrir ao acaso de vez em quando. Fico com a sensação que nesse momento e de alguma maneira me esclarecem dúvidas. Sempre procuro respostas para tudo e cada vez chego mais à conclusão que nem tudo tem resposta mas tão somente um propósito.

3 comentários:

BlackQuartzo disse...

Como se costuma dizer... a única coisa certa é a morte. E mesmo essa já começo a desconfiar, que com os avanços, um dia deixará de ser tão certa.
Sem dúvida que a infelicidade nada trás de novo ou bom. Já a felicidade é a que nos faz avançar, movimenta energias e nos faz movimentar.
Faz-nos acreditar no que nos propomos e nunca desistir do que pretendemos alcançar.
Creio que a infelicidade nos bloqueia e a felicidade nos dá inércia.

É. Pensando bem... para sermos felizes... basta reparar que afinal o somos.

um beijo.

(...) disse...

E acerca da morte ninguém tem certezas...Penso que a infelicidade pode ser uma maneira de nos chamar a atenção de que alguma coisa precisa de ser mudada. É em situções complicadas que fazemos as maiores aprendizagens. Talvez a felicidade seja mesmo um estado de espirito...
Beijo...

BlackQuartzo disse...

É em situações complicadas que fazemos as maiores aprendizagens... e eu acrescento também... as maiores aprendizagens.


beijos