sexta-feira, 7 de maio de 2010

Nota 191...


" O facto é que os seres humanos chegam a este mundo com uma paixão pelo controlo, saem dele da mesma forma e as investigações sugerem que, se eles perderem a sua capacidade de controlar as coisas em qualquer ponto situado entre a sua entrada e a sua saída, ficam infelizes, inseguros, desesperados e deprimidos. E por vezes, mortos. (...) Aparentemente, obter controlo pode ter um impacto positivo na saúde e no bem estar de alguém, mas perder o controlo pode ser pior do que nunca o ter tido. (...) O sentimento de controlo - real ou ilusório - é uma das fontes de saúde mental. (...)O acto de conduzir o nosso próprio barco ao longo do rio do tempo é uma fonte de prazer, independentemente do porto onde nos dirigimos."
Daniel Gilbert in " Tropeçar na Felicidade"
Bem queremos não ser controladores ou que pensem que o somos, mas está-nos no sangue. É um facto que nos sentimos perdidos quando alguma coisa sai fora do nosso controlo. Será bom, no entanto, querer não controlar certas coisas e tentar simplesmente aceitá-las Assim não nos arriscamos a perder o que nunca tivemos.

3 comentários:

BlackQuartzo disse...

Bem dito.

Anónimo disse...

Há quem controle e há quem goste de ser controlado.
O facto de controlarmos ou de sermos controlados está relacionado com o cariz sexual e não e considerado mau, muito pelo contrario!!!!
Agora depende do que controlamos ou quem controlamos ou mesmo como controlamos.
Saudações democráticas

(...) disse...

Não vejo as coisas muito bem assim... depende das áreas...éxistem umas em que sentimos necessidade de controlar e outras em que gostamos de ser controlados. Claro que existem pessoas maioritariamente controladoras e outras maioritariamente que gostem de ser controladas. Também a meu ver todas as nossas acções e pensamentos etc... são do ambito sexual... Tudo depende sempre de tanta coisa.... mas o controlo existe...faz parte de nós...
Saudações...