sábado, 29 de novembro de 2008

Nota 81...


"Os computadores e o restante equipamento electrónico integram componentes que são tóxicos se não forem eliminados apropriadamente. Em todo o mundo são deitados fora todos os anos centenas de milhões de computadores e televisores, bem como milhões de telemóveis. Grande parte é abandonada sem precauções relativamente aos componentes potencialmente perigosos.

Os componentes dos resíduos electrónicos podem infiltrar-se no solo, na água ou dispersar-se na atmosfera se o equipamento for enterrado em aterros, incinerado ou mal desmantelado.

Chumbo: é prejudicial aos rins e ao aparelho reprodutor. Basta um baixo nível de exposição para afectar o desenvolvimento mental de uma criança.

PVC: A sua incineração produz dioxinas altamente tóxicas.

Retardadores de combustão brominados: Este grupo de compostos pode provocar lesões da tiróide e prejudicar o desenvolvimento fetal.

Bário: Exposição elevada causa complicações gastrintestinais, fraqueza muscular, dificuldade respiratória e subidas ou descidas da tensão arterial.

Crómio: A inalação da forma hexavalente do crómio pode causar lesões no fígado e nos rins, aumentar o risco de cancro no pulmão e provocar bronquite asmática.

Mercúrio: Associado a lesões cerebrais e renais; nocivo ao desenvolvimento fetal. Pode ser transmitido por aleitamento.

Berílio: Este agente carcinogéneo provoca doenças pulmonares.

Cádmio: Um exposição longa a este carcínogeneo provoca lesões nos rins e nos ossos."

National Geographic Fevereiro 2008

E o feitiço vira-se contra o feiticeiro....

4 comentários:

MIG-L disse...

E assim vamos vivendo e convivendo com o meio que nos rodeia. No futuro, teremos uma espécie de planeta governado por Wall-E's...
Beijinho grande.

Anónimo disse...

Esses são alguns dos efeitos "imediatos". Outros efeitos mais dramáticos irão surgir num futuro mais longinquo. Só espero já não estar cá para ver "os bichos" tomarem conta de nós. Entretanto cabe-nos educar os mais novos sem alarmismos e com inteligência...


Beijos...

(...) disse...

Há sempre algo a fazer...

Beijo...

(...) disse...

Os efeitos da ambição humana já se sentem...

Cabe-nos sem dúvida educar os mais novos mas... pelo exemplo...

Beijo...