segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Nota 65...



"Devo estar quase a chegar ao centro da Terra. Ora, deixa cá ver: isso seria seis mil quilómetros de profundidade, acho eu. ( É que, estão a ver, Alice tinha aprendido muitas coisas deste género nas suas aulas da escola, e embora esta não fosse uma excelente ocasião para alardear o seu conhecimento, visto que não havia ninguém que a ouvisse, não deixava por isso de ser um bom exercício de repetição)
- Sim, deve ser mais ou menos essa distância... mas, nesse caso, a que Latitude ou Longitude terei chegado? - ( Alice não fazia a mínima ideia do que era a Latitude nem a Longitude, mas achava que eram palavras pomposas para se dizer)
- Será que vou cair através da Terra? Que engraçado ir sair entre os povos que andam com a cabeça para baixo! Parece-me que são os antipatas... - ( sentiu-se bastante satisfeita por desta vez não haver ninguém que a ouvisse, já que aquela palavra não lhe soava nada bem- mas vou ter de lhes perguntar como se chama o país, claro está. Por favor, Minha Senhora, isto é a Nova Zelândia? Ou a Austrália? (...) - E ela há-de pensar que eu sou mesmo uma ignorante por lhe fazer tal pergunta.
Não, é melhor não perguntar: se calhar, verei o nome escrito em qualquer parte."

Lewis Carroll in "Alice no País das Maravilhas"

Por vezes gostamos de ter alguém que oiça as nossas aprendizagens para sentirmos os nossos progressos ou emendarmos os nossos erros... Precisamos trocar ideias...
Por vezes gostamos de usar palavras pomposas... isso faz-nos sentir importantes... mas quase sempre tem o efeito contrário...
Outras vezes mais valia estarmos calados...
Sempre temos receio de revelar as nossas ignorâncias e limitações... mas não será essa uma forma de aprender?

5 comentários:

MIG-L disse...

Aprendendo com a Alice?
Um beijinho...
NM

Anónimo disse...

Pegando no teu post anterior...
Não achas que o diálogo é a melhor forma de troca de ideias?

Anónimo disse...

"Por vezes gostamos de ter alguém que oiça as nossas aprendizagens para sentirmos os nossos progressos ou emendarmos os nossos erros... Precisamos trocar ideias..."
-Concordo, até porque temos tendência a insistir nos mesmos erros e por vezes é necessário um olhar de fora para nos fazer ver por outro prisma. Mas por outro lado não devemos seguir à risca o que os outros nos dizem, pois nunca conhecem a totalidade da nossa realidade...

Por falar em trocar ideias...
ainda não comprei o livro, procurei numa livraria online mas não havia... por isso vou depois à Fnac.

beijos...

(...) disse...

É...

Uma pessoa falou-me deste livro... falou-me de uma forma tão marcante que resolvi lê.lo apesar de na minha infância não ter gostado do filme ...

Ainda mal comecei... Sinto-me um pouco a recuar no tempo...

Lembrei me quando o meu pai me pousou nas mãos um livro com uma bonita capa de pele e até tinha uma fitinha encarnada para marcar a leitura... lembro-me do cheiro desse livro...lembro-me de me sentir importante ... ia ler um livro de "gente crescida"... e lembro -me de abrir e não ver gravuras... lembro-me de ler rapidamente certas passagens à procura dos diálogos... lembro-me de querer absorver tudo mas não conseguir... lembro-me de ter ficado decepcionada comigo...

Hoje penso que tudo tem o seu tempo para acontecer e eu era muito novinha na altura para aquele livro... ainda bem que não apanhei aversão à leitura...

Mas vou aprender muita coisa com a Alice... estou certa disso...

Beijo...

(...) disse...

O diálogo é uma boa forma de trocar ideias sim...

Sabes... cabe sempre a cada um de nós a decisão final... penso que ouvir outras pessoas nunca é tempo perdido... por vezes temos pensamentos viciados e não somos conhecedores de tudo. Mas não temos de seguir nada à risca... podemos reflectir nos assuntos...

Aquele post com a gravura de um homem e uma mulher, com os corações, deu para ver que existem muitas formas diferentes de pensar sobre uma mesma questão... todas certas...todas erradas... não interessa... é a forma de ver de cada um... podemos insistir na nossa... ou abrir novos horizontes...

Eu gosto muito de falar com pessoas que me põem a pensar...

Beijo...