segunda-feira, 30 de março de 2009

Nota 120...

( Continuação)

"6.Fale dos problemas ou das descrições negativas de si mesmo, utilizando o verbo no passado. Isso liberta o presente. Por exemplo: "Eu tinha dificuldades em fazer isto..."
7.Fale das mudanças desejadas para o futuro utilizando o tempo presente do verbo. Por exemplo: em vez de dizer "Vou conseguir", diga "Estou a conseguir".
8.Substitua o SE por QUANDO. Por exemplo: em vez de dizer "Se eu conseguir ganhar dinheiro, vou viajar", diga "Quando eu conseguir ganhar dinheiro, vou viajar".
9.Substitua ESPERO por SEI. Por exemplo: em vez de dizer "Eu espero aprender isto...", diga "Eu sei que vou aprender isto...". ESPERAR suscita dúvidas e enfraquece a linguagem.
10. Substitua o CONDICIONAL pelo PRESENTE. Por exemplo : Ao invés de dizer "Eu gostaria de agradecer a vossa presença". diga "Eu agradeço a vossa presença" . O verbo no presente fica mais forte e concreto."
Dr Jairo Mancilha, Ph. D/neurolinguística, cardiologista e psiquiatra

Sem comentários: