terça-feira, 17 de março de 2009

Nota 117...

"Até certo ponto, a propriedade oferece a um homem maior independência e liberdade, mas, para além desse ponto, a propriedade torna-se senhora e o proprietário escravo. Tem esse homem, então, que ofertar-lhe em sacrifício o seu tempo e a sua meditação para contrair relações, ligar-se a um lugar, incorporar-se num Estado - talvez mesmo à custa das suas necessidades íntimas e essenciais."
Nietzsche in " Humano, demasiado humano"

Em que sectores da nossa vida somos proprietários? E escravos?

4 comentários:

MIG-L disse...

Concordo inteiramente com Nietzsche... Mais uma vez, deparei-me com a constatação de uma realidade que é vivida, mas pouco pensada a nível de assunto. No entanto, falarmos de sectores, de propriedades e de escravidão, dependerá sempre muito de diversos factores. Gostei do que li.
Beijinho.

(...) disse...

NM... digamos que as perguntas finais não são para responder mas talvez para pensarmos um pouco... Tudo aos olhos de cada pessoa toma uma dimensão diferente... uns podem nos acusar de sermos "escravos" em determinado sector e nós até acharmos que somos "proprietários"... mas o que realmente interessa é o que pensamos sobre nós mesmos. Há quem não se importe de ser "escravo", e há quem tudo faça para parecer "proprietário"... Se nos sentimos bem em qualquer que seja a condição para quê mudar? Se ainda não tomamos conhecimento da nossa condição porque não parármos um pouco e questionarmo nos? Se algo está mal na nossa vida porque não fazer por mudar? Enfim...

Beijo...

Anónimo disse...

Acho que cada vez mais somos escravos do que possuimos. Principalmente bens materiais, porque como já discutimos aqui atrás... em termos humanos, ninguém é de ningúem.

Cada vez mais me sinto preso ao que possuo porque cada vez mais me sinto com uma alma nómada...

beijos

(...) disse...

Ninguém é de ninguém... acho que assim é... mas não é talvez a forma como as pessoas aceitam...

As pessoas prendem-se realmente a muita coisa material e acabam por ficar "escravos" dessa situação. Quanto têm ficam com medo de perder... quando não têm querem ter...

Beijo...