sexta-feira, 6 de março de 2009

Nota 113...

"O número de vezes que uma pessoa, em média, vê o e-mail por hora, é 40, revela estudo da Universidade de Glasgow, segundo o qual o sexo feminino é quem mais sofre com esta avalanche de informação. Se está "soterrada" em emails, sms, telefonemas, simplifique. Siga o «bom senso», aconselha Vítor Rodrigues, « saiba desligar ou silenciar o telemóvel, comunique pela Internet só em períodos autodeterminados. Desenvolva maturidade afectiva e revalorize a comunicação directa, cara a cara.»"
in " Saber Viver, edição de Março 2009"
Penso que estas novas tecnologias não vieram ajudar a comunicação entre as pessoas, antes pelo contrário. Apercebo-me que cada vez mais existe menor maturidade afectiva e talvez o problema seja destes modos de comunicação.

8 comentários:

MIG-L disse...

Concordo em parte.
Creio que as relações através destes meios, tendem a ficar cada vez mais frias e impessoais e aí concordo. Por outro lado, estas novas tecnologias também ajudam a aproximar as pessoas, a fazerem com que algumas delas se abram de outro modo e se mostrem de uma maneira que nunca o fariam de outra forma. Gostei da ideia...
Um beijo...
NM

Anónimo disse...

:))

Um beijo.

Depois volto a comentar.

Trolha disse...

Tb acho.
E que sugeres para mudar este estado de coisas?

(...) disse...

NM... podem sem duvida aproximar desconhecidos ... mas podem igualmente afastar pessoas de quem ja somos mais chegados...

As pessoas que possivelmente só se abrem desta forma, a meu ver, das duas uma, ou não têm ninguém realmente amigo ou não têm maturidade emocional... mas enfim... cada caso é um caso...

E a meu ver há sempre que encontrar um ponto de equilibrio...

Beijo...

(...) disse...

CercaTrova... cá espero o teu comentário...

Beijo...

(...) disse...

Também achas... o quê?

Penso que cada um tem de tentar encontrar um meio de não se deixar "entusiasmar" em demasia por certos meios de comunicação...

Como comentei atrás há que sentir um pouco onde está o equilibrio das coisas. Esse ponto de equilibrio no entanto não é igual para todos...

Confesso que já fui "dependente" de mails, chats, sms, e trouxe me mais coisas más do que boas... e analisando bem quase posso admitir que perdi demasiado tempo em ilusões... e decepções...Talvez estas maneiras de comunicar não encaixem na minha maneira de sentir a vida...

Eu cheguei a varias conlusões e cada vez me convenço mais que estou certa... nada como comunicação directa... e usar estes meios para o minimo e indespensavel!

Beijo...

Anónimo disse...

Vou dizer então o que acho. Profissionalmente sou obrigado a ver o email o que cada vez mais... me chateia mais... pois chega dias de ter... sei lá... mais de 100 em 8 horas.
Por isso em vez de o vêr 40 vezes numa hora... tento ver só de hora a hora para despachar 40 mails :)


Quanto à "vida" online tem coisas boas e coisas más...
Este seria realmente um assunto onde haveria muito para filosofar. No entanto vou tentar não me alongar muito.
Até porque já houve posts atrás sobre a alegoria da caverna em que se falou sobre isso.
Mas tal como disseste: "As pessoas que possivelmente só se abrem desta forma, a meu ver, das duas uma, ou não têm ninguém realmente amigo ou não têm maturidade emocional..."...
concordo contigo e até acho que é sempre a segunda hipótese "não têm maturidade emocional"... mas friso aqui "as pessoas que SÓ se abrem desta forma".

As pessoas podem usar este meio como trampolim para algo mas devem ter sempre em atenção que este poderá ser um meio totalmente impessoal e altamente perigoso do ponto de vista interhumano.
Ou seja... vou dar dois exemplos.

-Aqui há uns anos atrás uma pequena conversa num messenger foi o ponto final numa relação que tive... e a razão foi simplesmente o facto de a outra pessoa não ver o meu sorriso nas palavras que escrevi... julgo que as interpretou como ofensivas. Neste caso a net foi altamente prejudicial.

-No entanto anos mais tarde essa mesma pessoa aproximou-se de mim pelos mesmos meios (net). Não havia outra forma de nos aproximar-mos... não tinhamos amigos comuns nem frequentava-mos os mesmos sitios. Por esse meio (net) conseguimos arranjar amigos comuns e frequentar os mesmos sitios. Hoje somos mais que amigos. Mas graças à forma controlada e inteligente com que foi usada a net.

A tecnologia e a net podem ajudar mas decididamente podem também prejudicar.

Uma coisa que sempre funcionou e funcionará para sempre no relacionamento humano é o "estar"... o "olhar"...

Mais que mil palavras... ou toda a tecnologia do mundo... não há nada como o olhar...

um beijo

(...) disse...

É... CercaTrova... tudo tem sempre um lado positivo e um negativo...podemos sempre analisar as coisas por vários prismas...

A comunicação via Internet, a meu ver, é complicada. É difícil discutir é dificil expressar certos humores... eu por vezes sou um pouco irónica e esta via dificilmente suporta ironia. Depois também raramente nos apercebemos dos estado de espírito das pessoas...

Coloquei hoje um post que talvez responda um pouco ao teu comentário...

E não é só o olhar... é todo o calor humano... penso algumas vezes que o estado de carência de muitas pessoas advem destas formas de comunicação...

Até o simples telemóvel não dá espaço para que as pessoaa sintam saudades umas das outras, que tenham espaço... uma mensagem que não chegou, uma bateria que foi abaixo pode criar uma verdadeira tempestade!

Acaba tudo por ser um engano. As pessoas em lugar de estarem sempre comunicáveis não estão. Em lugar de estarem mais próximas não estão...

Já viste o quanto é fácil mandar uma mensagem de desculpas, de pêsames ou até desejar um feliz aniverário a quem se "detesta"?

Enfim...

Prós e contras...

Beijo...