segunda-feira, 2 de março de 2009

Nota 112...

"Lei da Flexibilidade
A Flexibilidade é-nos muito mais proveitosa do que a passividade ou a resistência; Usando activamente o que quer que surja, abraçando até as circunstâncias mais penosas, enfrentando as dificuldades com maior eficácia, ao começarmos a vê-las como forma de treinamento espiritual.
*
Ajuste-se sempre ao que lhe pedem que aceite.
Ajuste-se a ele e molde-o ao seu jeito.
Robert Frost
(...)
A flexibilidade requer um estado de alerta e expansivo de percepção: envolve não só o "ir com a corrente", mas também o abraça-la e fazer uso dela, um uso construtivo. Dominando essa lei, fazemos degraus com as pedras que encontramos no caminho e transformamos os problemas em oportunidades"
Dan Millman in " Um Novo Sistema de Numeralogia"

6 comentários:

Anónimo disse...

Acho que é por aí. A Inflexibilidade, a resistência, a teimosia, etc... acabam por bloquear o pensamento e nos fechar as portas.

Ser flexível não é sinónimo de não ter personalidade, mas sim ter a capacidade de se ajustar à personalidade de outro.

beijos

MIG-L disse...

De facto é verdade...
Mesmo assim, o que aqui achei de mais curioso, foi mesmo a forma como o tema foi demonstrado. Porque será que apesar de sabermos certas coisas, elas ganham uma interesse bastante maior quando nos são explicadas mais intensamente? Tudo isto para dizer que obviamente que sabia que a passividade, a força, o combate e a resistência de nada valem quando confrontados com a flexibilidade, mas dito assim, senti-me uma criança fascinada a aprender tudo de novo. Gostei mto... Um beijo!
NM

(...) disse...

É... muitas vezes as pessoas ficam com medo de lhes ser apontado que perderam a personalidade...

Mas acontece que ver as coisas só pelo nosso prisma fica bem longe da realidade.

Também dificilmente conseguimos colocarmo nos na pele de alguém mas pelo menos podemos colocar a hipotese que existem muitas maneiras de ver e sentir e todas elas correctas...

Beijo...

(...) disse...

Talvez as coisas ganhem interesse a partir do momento em que estamos dispostos a apreende las ou capazes de as perceber.... tudo tem o seu tempo para acontecer...


Penso que para aprendermos alguma coisa temos sempre de "regredir" ao estado de criança... baixarmos as defesas, tornamo nos inocentes, abertos, curiosos, ingenuos... enfim... mais puros...

Beijo...

Trolha disse...

Interessante pensamento: «Ajuste-se a ele e molde-o ao seu jeito»
Não é isso o que já fazem as mulheres?

(...) disse...

Se já fazem as mulheres é porque sempre o fizeram... e... não são só as mulheres... todas as pessoas tendem a moldar as coisas e pessoas à sua maneira... é normal... só assim as entendem!