sábado, 14 de março de 2009

Nota 116...

Portanto, sede perfeitos como é perfeito o vosso Pai celeste»Mateus 5:48
É como se Jesus estivesse a estabelecer um padrão ridiculamente elevado para os seus seguidores que caso não seja cumprido, pode fazê-los sentirem-se pecadores e inadequados. Ao longo dos séculos, muitas pessoas confundiram perfeccionismo moral com justiça espiritual, definindo a espiritualidade pelo número de coisas das quais se abstêm, como fumar, beber e dizer palavrões. Contudo, às vezes as mesmas pessoas que se debatem por serem perfeitas são as que mais pecam.
A expressão grega traduzida nesta passagem como "perfeito" pode igualmente significar "maduro" (...)
Maturidade significa reconhecer que continuaremos a pecar. O facto de se fingir ser imaculado constitui um sinal de imaturidade. Jesus não definiu a maturidade espiritual como uma ausência de imperfeições, mas antes como a presença de força.
A sabedoria de Jesus consiste no facto de não podermos conquistar amor; apenas podemos recebê-lo. Tentar ser perfeito em termos morais ou comportamentais não nos torna mais merecedores do amor de Deus. O amor incondicional tem a ver com aquilo que somos, e não com o que fazemos. É isso que as pessoas com uma auto-estima saudável sentem em relação a sim próprias. Da minha percepção dos ensinamentos de Jesus, não nos sentimos mais amados por sermos perfeitos - desejamos tornar-nos mais maduros por nos sentirmos amados.
O perfeccionismo é uma capa, e não um objectivo."
Dr Mark W. Baker in " O Maior Psicólogo de Todos os Tempos. Jesus e a Sabedoria da Alma
E porque estamos na Quaresma... algo para meditar...Mesmo os que não creem nada perdem...

6 comentários:

MIG-L disse...

Sendo que querer é poder, porque não crer para vencer? Claro que os destinos poderão ser diferentes, mas um pouco de fé, ainda que eventualmente incompreendida por quem nos observe, deixar-nos-á com um novo trilho de luz e de esperança. NM

Anónimo disse...

Li e tirei as minhas conclusões do texto sem dúvida... Uma das coisas que idade me traz e mais gozo me dá é precisamente a maturidade. É por exemplo saber tomar decisões baseadas num conhecimento mais abrangente e vasto. Tomar decisões que me levem alcançar uma maior paz e felicidade.

Quanto a Deus e Jesus... não os vejo como propriamente escrevem sobre eles... mas isso é outra história.


beijos

Olinda disse...

meditar faz bem. :-)

(...) disse...

No fundo penso que sempre acreditamos em alguma coisa quanto mais não seja que não acreditamos em nada...São atitudes muito pessoais... eu tenho os meu motivos para acreditar em Deus...digamos que sou uma mulher de fé mesmo quando essa possa estar abalada...

Beijo...

(...) disse...

A maturidade é importante em certas coisas e atrapalha noutras...

Sabes... para mim certas decisões quando muito pensadas dão asneira... sempre me encho de dúvidas e medos... acabo por fazer "filmes" tendo a noção que tudo o que possa pensar pode estar longe da realidade... principalmente quando envolve terceiros...

Mas a maturidade ensinou-me a confiar mais na minha intuição... a saber esperar, a ter paciência e ser condescendente,a aceitar, a dar valor a pequenas coisas e importância ao que merece...ensinou me a ter serenidade etc etc...

Muito se escreve e fala sobre Deus, Jesus...e no fundo mesmo dentro de uma religião existem várias formas de sentir e de estar... como disse em cima tenho razões muito fortes para abraçar a fé que abraço...

Beijo...

(...) disse...

Meditar faz bem quando conseguimos serenar a mente... pensar em certas coisas também nos faz bem porque ajuda a conhecermo nos melhor e abrir novos horizontes...

Beijo...