segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Nota 18...

Mas é preciso morrer e nascer de novo
semear no pó e voltar a colher
há que ser trigo, depois ser restolho
há que penar para aprender a viver
e a vida não é existir sem mais nada
a vida não é dia sim, dia não
é feita em cada entrega alucinada
para receber daquilo que aumenta o coração
Mafalda Veiga
A vida é feita de breves instantes que se sucedem continuamente...Há que "morrer", semear, penar, existir, viver, dar, receber... sermos responsáveis pela nossa vida... não basta existir... há que fazer algo!

12 comentários:

MIG-L disse...

Peço desculpa, mas não gosto da Mafalda Veiga. A voz é ténue e a música e as letra nunca me atrairam ou disseram mt... Ainda assim e comentando o teu post, creio que qualquer ser humano consciente, entende que na vida há algo mais do que o simples existir. Há uma missão, uma tarefa e o verdadeiro trunfo é conseguir descobri-lo a tempo e horas. Um beijinho.

(...) disse...

Também não sou apreciadora da Mafalda Veiga... mas há dias vi isto escrito algures... e lembrei-me hoje de aqui transcrever em sequência de um comentário que foi feito no post anterior.

Eu diria que existem várias missões na vida. Diria que devemos perder um pouco do nosso tempo tentando conhecermo-nos um pouco e escutarmo-nos e tentarmos perceber o que gira à nossa volta. Há que pegar nas rédeas e não simplesmente navegar à deriva. Só nós podemos mudar o curso das nossas vidas. Só nós podemos escolher os caminhos a percorrer para cumprir com as missões a que nos propusemos...

Enfim... outro tema que daria muito que escrever...

Beijo...

MIG-L disse...

Podes continuar...

(...) disse...

Aos pouco vou continuando... é para isso que serve este blog... para ir "falando", destes temas e outros ...

Beijo...

(...) disse...

O facto de não gostar de alguém, de não gostar da sua música, das suas letras, ou seja do que for... não quer dizer que ponha de lado... não quer dizer que não tenha nada a aprender por aí... não quer dizer que não venha a gostar... Não gosto de pôr nada de lado... e sei o quanto isso pode ser mau para mim...As coisas sempre aparecem na devida altura...
Beijo...

MIG-L disse...

Mas não estou a pôr de lado. A Mafalda tinha uma música que ouvi algumas vezes em 2002 chamada "cada lugar teu". traz-me recordações, não deixo de ouvir a mensagem, mas não é algo que me surpreenda. É como um aroma que não gostas mas quando passas por ele, sentes. Beijinho

MIG-L disse...

E quanto ao blog, fico feliz por ti, pelo blog e tb por poder continuar a aprender contigo.
Um beijinho

Anónimo disse...

Este blog no minimo consegue fazer-me sorrir nem que seja pela humor de cada texto q vou lendo. Realmente ao longo da minha vida tenho "morrido" e renascido diversas vezes, deixando partes da minha existência enterradas no passado e tentando evoluir e aprender novamente.
Apenas nao compreendo porque as pessoas nunca nos aceitam como somos, não aceitam que ha apenas quem perfira dar e nada receber, quem goste de viver apenas por existir, quem seja apenas feliz com a felecidade dos outros, que goste de ouvir sem nunca pronunciar uma palavra sequer. Talvez não exista um objectivo definido na existência, a felicidade nao seja só um adjectivo da palavra hipócrisia.
E fazer algo na vida será cometer novamente os mesmos erros do passado????? Bem se calhar esse é um objectivo comum!!! De resto nao deixas de ser uma pessoa com um enorme sentido de humor. Será que escreves tudo o que sentes ou terás sentimentos mais "profundos" que não te conseguem alcançar?!?!
Adeus

(...) disse...

Bom...ainda bem que este blog te faz sorrir. É importante sorrir e mais importante ainda é mesmo rir e dar umas boas gargalhadas, Quando conseguimos então rir de nós mesmos isso é bastante saudável.

É igualmente bom "morrer" e renascer. Penso que a vida é esse eterno ciclo. Nem todos conseguem enterrar o passado, pelo menos de uma forma definitiva, mas se o consegues fazer isso pode ser bom desde que recordes pelo menos as aprendizagens.

A aceitação é algo muito difícil de aprender, porque por muito que não queiramos só conseguimos ver as coisas e os outros através de nós mesmos. Isso acaba por limitar a aceitação pelos outros.Mas digo-te que não é impossivel e que acontece assim tenhamos força de vontade e de espírito.

Vendo pela minha experiência, pelos meus "filtros" aprendizagens, seja o que lhes quiseres chamar, quem diz que prefere dar e nada receber é porque é uma pessoa que não sabe dar nem receber. Tanto o dar como o receber têm muito que se lhe diga e até vou um pouco mais longe, por vezes é bem mais difícil saber receber!

Viver apenas por existir, também isso é para mim uma situação demasiado comoda, demasiado vazia...

Feliz com a felicidade dos outros? Acho isso um acto de egoismo e uma falta de respeito connosco mesmos. O ser feliz, na minha opinião, é algo que vem de dentro de nós. Quem se limita a ser feliz só pelos outros é porque pouco se importa consigo, pouco se importa com os outros, e está unicamente a usa-los para seu benefício. Quando procuramos ser felizes, e isso é um trabalho interior, não tem a ver com nada do exterior, acabamos por transmitir felicidade a quem nos rodeia e não estamos a contar que os outros nos façam felizes.

É bom saber ouvir, mas os outros também precisam de nos ouvir. Aprender connsoco. Só ouvindo não existe diálogo e sem diálogo nunca existirá uma relação. Temos o dom da palavra para comunicar. Senão só teriamos ouvidos...

Como não existe um objectivo na existência? Que andamos cá a fazer? Porque suportamos tanta coisa?

Só cometemos os mesmos erros do passado senão aprendemos. Quando existem padrões na nossa vida que se repetem é porque não aprendemos a lição e então é mais uma oportunidade que temos. Aliás acredito que não passamos à aprendizagem seguinte enquanto não aprendemos a anterior.

Procuro ter algum sentido de humor sim... mas acho que aqui não transparece assim tanto como isso. Mas se achas... fico contente.

Escrever o que sinto é uma tarefa muito dificil. Pelo menos para mim. Tenho dificuldade em encontrar palavras para me exprimir. Nunca fui muito boa a escrever.

Não sei a que sentimentos profundos te referes que não me alcançam , mas se quiseres explicar gostaria muito.

Volta sempre!

Beijo...

(...) disse...

NM... aprendes alguma coisa comigo? Eu aprendo contigo...

Beijo...

MIG-L disse...

Tu sabes bem que sim. Até porque a vida é uma constante aprendizagem.
Um beijo...

(...) disse...

A vida é uma constante aprendizagem, aceito, mas não quer dizer que se aprenda com todas as pessoas.

Para mim lermos algo que nunca tenhamos lido, não é necessáriamente uma aprendizagem. Para mim aprendizagem é quando aplicamos o que lemos, ou ouvimos à nossa vida... ou pelo menos algo que nos faz pensar e muda qualquer coisa dentro de nós... Aprendizagem implica uma mudança, seja do que for.

De resto, dizerem-me por exemplo, que o betão é um material da construção civil composto por uma mistura de cimento Portland, areia, pedra e água, além de outros materiais eventuais, os aditivos e as adições, não deixa de ser uma curiosidade mas para mim não considero aprendizagem...

Beijo...