sábado, 9 de agosto de 2008

Bloco de Notas: Reticências...

Reticências...
As reticências são, na escrita, a sequência de três pontos (sinal gráfico: …) no fim, no início ou no meio de uma frase. A utilização deste género de pontuação indica um pensamento ou ideia que ficou por terminar e que transmite, por parte de quem exprime esse conteúdo, reticência, omissão de algo que podia ser escrito, mas que não o é.
Origem da reticência...
O verbo latino tacere significava "calar", permanecer em silêncio, e deu lugar ao verbo francês taire. Em nossa língua, derivam-se de tacere palavras como tácito e taciturno, além de reticência, uma figura retórica que consiste em deixar incompleta uma frase, dando a entender, no entanto, o sentido do que não se diz e, às vezes, muito mais.
A palavra reticência provém do latim reticere (calar alguma coisa), formada mediante tacere precedida do prefixo "re-", que neste caso tem o sentido de retrair-se para dentro. A troca de "a" para "i" na passagem de tacere a reticere chama-se apofonia e ocorre com freqüência nas raízes latinas empregadas em línguas romances.
No contexto, é lida como etecétera, que provém do latim: et cetera= e algo mais.
in Wikipédia

3 comentários:

MIG-L disse...

Uso e abuso das reticências. Não porque goste de deixar tudo em meias palavras, mas essencialmente pela vontade em me exprimir fisicamente quando o sentido das minhas palavras parece ter chegado a um epílogo. Digamos que relato as ideias, exprimo-as e "reticêncio-as", deixando que o meu corpo possa fluir com tudo o resto...

(...) disse...

Entendo bem essa tua maneira de te exprimires... :)

No entando eu gosto de meias palavras também. Talvez aprecie que os outros pensem em conjunto comigo...deixar espaço para a criatividade... gosto da subtileza das entrelinhas... sei que isso por vezes pode ser perigoso e dar origem a mal entendidos.

As reticências também me ajudam a "respirar", a dar uma folga aos pensamentos, fazer um intervalo...

Beijos...

MIG-L disse...

Sim, é precisamente essa subtileza. É como se parasses para respirar, depois de teres exprimido as ideias base.
Sabe bem...