segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Nota 1...

"- Este lugar é um mistério, Daniel, um santuário. Cada livro, cada volume que vês, tem alma. A alma de quem o escreveu e a alma dos que o leram e viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro muda de mãos, cada vez que alguém desliza o olhar pelas suas páginas, o seu espírito cresce e torna-se forte.(...) Neste lugar, os livros de que já ninguém se lembra, os livros que se perderam no tempo, vivem para sempre, esperando chegar um dia às mãos de um novo leitor, de um novo espírito. Na loja nós vendemo-los e compramo-los, mas na realidade os livros não têm dono. Cada livro que aqui vês foi o melhor amigo de alguém."
in" A Sombra do Vento" de Carlos Ruiz Zafón
Adoro livros... mas o engraçado é que não gosto de pedir livros emprestados, ainda não sei bem porquê... Gosto de os sentir nas minhas mãos, do seu cheiro, peso, textura e gosto de sublinhar o que me marca. Com certos livros, depois de os ler, durante algum tempo sinto saudades das suas personagens e vêm-me imagens à cabeça, como se se tratassem de situações da minha vida. Alguns livros marcaram-me mais do que certas pessoas...e ainda recordo as suas personagens. Sinto por vezes, nas livrarias, que são os livros que me escolhem e só podem ser lidos na altura que realmente é a ideal. Não adianta lê-los antes... não os vou entender. O livros têm alma... só pode!

3 comentários:

MIG-L disse...

Essencialmente, os livros demonstram bastante sabedoria e encanto. Talvez seja pela sua dimensão em que basta um simples parágrafo para encontrarmos nele qualquer paralelismo com o que sentimos ou desejamos sentir. É esse o mágico poder dos livros.

(...) disse...

Nem todos os livros demonstram muita sabedoria. Passam-nos conhecimentos e alguns não muito sãos. Mas enfim... alargam sempre horizontes.

Já me tem acontecido aproveitar de um livro mesmo só um pequeno parágrafo.Talvez a única mensagem que aquele livro tinha para mim.

Também é interessante verificar que um mesmo livro lido em alturas diferentes da nossa vida apresenta-se com dimensões diferentes. Sem dúvida os livros são mágicos!

Beijos...

MIG-L disse...

A sabedoria é à semelhança do conhecimento, vasta e complexa. O que é para uns, não será certamente para outros. de resto, concordo em absoluto ctg.