quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Nota 9...


Código Bushido

(Bushido é uma palavra japonesa que resulta da soma de "Bushi" (samurai, guerreiro) + "do" (caminho). )


Honra (Meiyo)
É a qualidade essencial Ninguèm pode pretender ser Budoka (guerreiro no sentido nobre da expressão) se não tiver postura honorifica. É da honra que partem todas as outras qualidades. É ter um código moral e um ideal, de maneira a ter sempre um comportamento digno e respeitavel.

Fidelidade (Chijitsu)
Não pode existir honra sem fidelidade e lealdade em relação a certos ideais e para quem os partilha. Ela simboliza a necessidade de cumprir as promessas.

Sinceridade (Seuitsu)
A fidelidade necessita de sinceridade nas palavras e nos actos. A mentira arrasta a desconfiança que é a origem de todas as separações.

Coragem (Yuuki ou Yuukan)
A força da alma que permite enfrentar o sofrimento chama-se coragem. É essa coragem que nos leva a fazer respeitar o que aos nossos olhos nos parece justo, e que apesar de medo e receios nos permite enfrentar os obstáculos.

Bondade (Shintetsu)
A bondade é um sinal de coragem e que mostra um grande sentido de humanidade. Ela leva-nos a ser atento para com o próximo e ao que nos rodeia, a ser respeitoso para com a vida.

Humildade (Ken)
Saber ser humilde, isento de orgulho e vaidade, sem fingir, são garantias da modéstia.

Verticalidade (Tadashi ou Sei)
Seguir a linha do dever e nunca mais se desviar, lealdade, honestidade e sinceridade são os pilares dessa verticalidade.

Respeito (Sonchoo)
A verticalidade dá origem ao respeito para com o próximo . A gentileza é a expressão desse respeito para com o próximo quais quer que sejam as suas qualidades, fraquezas ou posição social. Saber tratar as pessoas e as coisas com decência e respeitar o sagrado é o primeiro dever de um Budoka

Controle (Seigyo)
Qualidade essêncial, representa a possibilidade de dominar os nossos sentimentos.,impulsos e controlar o nosso instinto.




Eu não tenho parentes, faço do céu e da terra meus parentes.

Eu não tenho poder divino, faço da honestidade minha força.
Eu não tenho condutas, faço da humildade minha maneira de relacionamento.
Eu não tenho dotes mágicos, faço da minha força de espírito meu poder mágico.
Eu não tenho nem vida, nem morte, faço da eternidade minha vida e minha morte.
Eu não tenho corpo, faço da coragem meu corpo.
Eu não tenho olhos, faço do relâmpago meus olhos.
Eu não tenho ouvidos, faço do bom senso meus ouvidos.
Eu não tenho membros, faço da vivacidade meus membros.
Eu não tenho projetos, faço da oportunidade meus projetos.
Eu não sou um prodígio, faço do respeito à verdadeira doutrina o meu milagre.
Eu não tenho dogmas rígidos, faço da adaptabilidade a todas as coisas o meu princípio.
Eu não tenho amigos, faço do espírito meu amigo.
Eu não tenho inimigos, faço da distração meu inimigo.
Eu não tenho armadura, faço da sinceridade e de minha retidão minha armadura.
Eu não tenho castelo fortificado para me defender, faço da minha sabedoria de espírito meu castelo.
Eu não tenho espada, faço da minha calma e silêncio espiritual minha espada.
***

Há muito que me atrai a cultura Japonesa... porque não usar este código como guerreiros que somos nesta "luta" que é a vida?



4 comentários:

MIG-L disse...

Por algum motivo, uso o nome Krigsmjod. É guerreiro em sueco e um epíteto da força viking. Gostei de ler cada um dos parágrafos. Soberbo!

(...) disse...

Já não me lembrava do significado de Krigsmjod... agora fica registado.

Já conhecias o código Bushido? Actualmente ele ainda continua a ser mencionado na prática de certas artes marciais...

Beijo...

MIG-L disse...

Não conhecia o código e achei-o bastante interessante. Obrigado pelo saber.
Beijo...

MIG-L disse...

Voltei a ler tudo com muita atenção e é de facto impressionante. Não será à toa que os japoneses são como são e têm uns ideais que deixam qualquer um com respeito e admiração. Concordo ctg que é realmente fascinante.