quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Nota 14...


" Que factores estão em jogo quando, por exemplo, pessoas com um QI elevado falham onde outras com um QI mais modesto se portam surpreendentemente bem? Eu diria que a diferença reside frequentemente nas capacidades a que aqui chamamos Inteligência Emocional, que inclui o autocontrolo, o zelo e a persistência, bem como a capacidade de nos motivarmos a nós mesmos. (...) Vivemos tempos em que o tecido da sociedade parece romper-se a uma velocidade cada vez maior, em que o egoísmo, a violência e a mesquinhez de espírito parecem querer desalojar o bem das nossas vidas em comunidade. Aqui o argumento a favor da importância da Inteligência Emocional assenta na ligação entre sentimento, carácter e instintos morais. Há cada vez mais provas de que as posições éticas fundamentais que tomamos na vida decorrem de capacidades emocionais subjacentes. Para começar, o impulso é o meio através do qual a emoção se exprime; a semente de todo o impulso é um sentimento que quer traduzir-se em acção. Aqueles que estão à mercê do impulso - aos quais falta autocontrolo - sofrem de um deficiência moral: a capacidade de controlar o impulso é a base da vontade e do carácter. Do mesmo modo, a raiz do altruísmo reside na empatia, na capacidade de ler as emoções dos outros; quem é incapaz de sentir as necessidades ou desespero de outra pessoa, não pode amar. E se há duas atitudes morais que os nossos tempos exigem, são precisamente estas, autodomínio e compaixão."
Daniel Goleman in "Inteligência Emocional"
*
Cada vez acredito mais na importância do equilíbrio emocional....uma das grandes prioridades da minha vida sempre foi manter-me emocionalmente estável. Sem esse equilíbrio nada parece funcionar à minha volta nem comigo.

5 comentários:

MIG-L disse...

O poder do nosso subconsciente, acaba sempre por intervir e decidir nas nossas escolhas. Parece pouco importante, mas o peso que dele advém, é avassaladoramente decisivo.
Um beijo... dama antiga!

(...) disse...

Não me estou só a referir ao subconsciente mas às emoções e sentimentos que podemos aprender a geri assim como a mente também pode ser educada...

Isto é um tema muito... vasto. Mas realmente as emoções têm um peso muito grande nas nossas acções.

Beijo...

MIG-L disse...

E o nosso baile... mental?

Trolha disse...

Engraçado. Agora, a Inteligência Emocional está na moda.
Não há curso para gestores de topo onde não se aborde o tema da Inteligência Emocional explicar porque razão alguns gestores têm tanto sucesso e outros nem por isso.
A IE é tb muito importante para se ter su_sexo. Daí o meu insu_sexo.

(...) disse...

Penso que não será uma questão de moda... penso que se vão descobrindo coisas que nos são úteis assim as saibamos usar e dar o devido valor.

Se existem muitos campos onde a ignorância do ser humano é grande um deles será a forma como todo o sistema nervoso e cerebro funcionam.

Eu gosto de ir aprendendo e testando na minha vida o que aprendo e pelo que me tenho dado conta a inteligència emocional é importante sim. Sem ter a noção deste tipo de inteligência o QI a que estamos habituados, pode não ser suficiente em muitas situações da nossa vida de forma a trazer-nos todo o bem estar que sempre procuramos.

Até a nível sexual sim é preciso ter em conta a IE.

Beijo...