quarta-feira, 10 de junho de 2009

Nota134...

"Embora praticamente todos os tipos de leitura contribuam para exercitar a mente, num mundo onde existem demasiadas coisas para fazer, há que ser selectivo em relação às leituras. Por isso, sugiro que passe a maior parte do tempo entretido com a leitura daqueles que são considerados por Thoreau « Os Livros Heróicos» - isto é, os livros que correspondem ao «registo dos mais nobres pensamentos do Homem».(...) O contacto com estas obras, nem que seja por breves minutos diários, mantê-lo-á concentrado naquilo que realmente importa na vida e acabará por afectar profundamente o seu carácter. Interrogado, durante uma entrevista, acerca daquilo de que mais se arrependia na vida, Larry King respondeu: « A minha formação devia estar mais enraizada nas grandes obras»"
Robin Sharma in " Quem chorará por mim?"
Para mim isto é verdade. Sinto uma enorme diferença em mim quando me afasto da leitura de determinados livros, mesmo por um curto espaço de tempo. Tento imaginar o que seria se nunca tivesse lido certos livros, ou imaginar o que seria, a longo prazo, se deixasse de ler.

7 comentários:

Afrika disse...

Ola, como não sei se passas pelo meu blog, decidi deixar te aqui um link pra um documentário ao qual assisti hoje no google vídeo. Estou a deixar-te o link (assim como a todos aqueles que conheço ) porque acho que todos vale a pena saber aquilo que passa a nossa volta.

http://video.google.com/videoplay?docid=-1717800235769991478&hl=pt-BR

Beijinhos, fica bem.

P.S. caso não consigas chegar através do link, podes procurar pelo nome de Earthlings.

Desculpa nao comentar hoje o teu blog.

BlackQuartzo disse...

Olha... eu apenas com esta idade ando a aprender o que é a leitura "não técnica"... graças a algumas pessoas.


beijo

Anónimo disse...

Até poderão não ser simplesmente livros. Já cheguei a ler grandes calhamaços que apesar de me manterem entretido, nada me trouxeram a não ser o exercício de algum vocabulário. Contudo e analisando por outro prisma, já dei por mim a receber bastante mais em artigos de opinião na imprensa, em blogues e até mesmo no acaso por alguma pesquisa na net. Beijo...
NM

(...) disse...

Afrika...obrigada pelo vídeo... já tinha visto algumas parcelas deste video e mais uma vez vi-o a prestações porque não tenho estrutura para o ver por inteiro. Infelizmente o ser humano demonstra ser em muitas áreas muito pouco racional e temo que vá piorando. Por vezes questiono-me em que raio de mundo vivo e não fico nada satisfeita com as respostas que vou tendo. Há que mudar de atitude e de forma urgente. Dentro do meu pequeno espaço procuro constantemente a mudança. Será que cada ser ainda não se apercebeu que contamina tudo o que gira à sua volta com atitudes e formas de pensar. Todo o Planeta se encontra contaminado com atitudes de ódio, ânsia de poder, angustias...
Enfim... não dá para cruzar os braços e se pensamos que nada podemos fazer pois estamos errados. Basta começar a mudar a nossa forma de sentir!Ir pela via do Amor
Beijo

(...) disse...

BlackQuartzo... é sempre tempo de aprender e mudar... fico contente que leias... é importante. Queres sugerir alguns livros interessantes que tenhas lido?
Beijo

(...) disse...

NM... existem livros e livros... realmente podemos aprender novo vocabulário, exercitar a imaginação. aprender algumas ou muitas coisas e simplesmente darmo-nos conta de coisas que não são do nosso agrado para melhor apreciar as que são... em suma... tudo vale apena. Costumo dizer que os livros me escolhem... e com isso quero dizer que sempre encontro algo de útil no que leio e na altura em que leio. Já me aconteceu ler livros mais do que uma vez e obter mensagens bem diferentes.
Já me aconteceu também obter informaçoes deturpadas na net imprensa e por aí fora...
Falei neste post dos "livros herõicos" ou seja... existem livros sempre actuais apesar da distancia em tempo em que foram escritos e lidos, livros intemporais. Existem livros que sempre nos fazem pensar. Existem livros que ninguém deveria deixar de ler...
Cada um deve descobrir por si a melhor maneira de estar nesta vida de uma forma consciente.
Beijo

BlackQuartzo disse...

Não tenho lido propriamente livros. Referia-me a uma leitura de "folhas soltas" (não técnica).


beijos