terça-feira, 23 de junho de 2009

Nota 136...

"Alguém já disse, de maneira muito apropriada: Eu não conheço o segredo do sucesso - mas o segredo do fracasso é tentar sempre fazer a vontade dos outros"
Tirado de uma crónica de Paulo Coelho
Já passei por situações que me levam a concordar com esta citação. Aprendi também, que por muito que nos aconselhem sempre devemos seguir o que realmente sentimos. A solução ideal para uma questão nossa só pode vir mesmo de nós. Claro que pelo caminho podem ser colocadas directrizes, até pela boca da outras pessoas ou até quando aconselhamos alguém. Não raras vezes dizemos aos outros aquilo que precisamos de ouvir. Só nós sabemos o que melhor se adapta ao nosso percurso,à nossa pessoa, à nossa aprendizagem.

4 comentários:

Afrika disse...

Cada pessoa é um mundo. E assim como o mesmo medicamento não funciona pra toda gente, assim são os conselhos.

Fácil ver-se os problemas dos outros e dar o nosso palpite. As situações alheias são sempre muito menos complicadas que as nossas, assim como se diz que gíria "Pimenta no cu dos outros, a mim me sabe a refresco".

Deixei de dar conselhos, já faz muito tempo. Agora limito-me ouvir e tentar com que a própria pessoa encontre as suas soluções. Afinal eu não sou pessoa la muito de seguir o que os outros me dizem, sem antes consultar comigo mesma, tendo a certeza de que e' aquilo que quero.

Também já quase não peço conselhos, quando peço uma "opinião" por norma a decisão já esta tomada. (Claro que isto não se aplica no que se refere aos conselhos dos meus pais ou irmãos)

cercatrova disse...

Só próprio conhece o seu caminho e forma de ser feliz.
Por vezes até seguimos os conselhos dos outros, e quando damos por nós estamos às cabeçadas contra uma parede, porque esse era o caminho e escolha de alguém. Não a nossa.


beijo

(...) disse...

Sempre acho benéfica uma troca de ideias. Nessas trocas de ideias sempre aprendemos. Claro que seguir à risca alguma coisa que nos é dita não é boa ideia. É quase como aceitar algo de um mundo diferente, duma civilização diferente... Beijo...

(...) disse...

CercaTrova... quando às vezes estamos desesperados acontece aceitar tudo o que nos dizem e depois damo-nos mal... existem momentos de pouca lucidez às vezes nas vidas das pessoas... momentos em que não conseguimos caminhar por nós...mas sempre acabamos por aprender alguma coisa..

Beijo