terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Nota 101...


"O conhecimento é, acima de tudo, um processo afectivo que decorre no coração, o centro vital do homem."
D. Anacleto de Oliveira, Bispo Auxiliar de Lisboa in " Um ano a caminhar com São Paulo"
Estive a meditar um pouco nisto que li ontem... e concordo... não porque eu seja uma pessoa emotiva, e dada a "coisas do coração", mas fazendo uma análise da minha vida as coisas que aprendi e que não esqueço são realmente aquelas que fizeram o seu trajecto pelo coração. Julgava eu que era uma questão de memória selectiva.

4 comentários:

MIG-L disse...

Concordo...
Afinal de contas, tudo aquilo que nos deixa marcas positivas, leva-nos sempre a recordar e a desejar permanentemente voltar a viver.
Um beijinho.

Anónimo disse...

Também acho que sim. Não que o coração tenha memória ou raciocínio... mas sim que, é o que nos marcou emocionalmente que nos faz aprender realmente a viver. E tudo o que tenha sido "sentido no coração" tem sem dúvida uma memória menos volátil.


beijos...

(...) disse...

NM ... às vezes também temos uma certa dificuldade em esquecer o que nos deixa cicatrizes... mesmo quando essas cicatrizes prejudicam as nossas vidas...

Mas o que vem do coração é sem dúvida sentido de maneira diferente... estava agora aqui mesmo a pensar... sempre associamos o coração a coisas boas mas aqui não tem de ser necessariamente assim... no fundo quando sentimos as coisas, sejam boas ou más, acabamos por aprender... para a aprendizagem não basta a racionalidade...

Beijo...

(...) disse...

É como a imagem que pus da criança a tocar na àgua... penso que é preciso sentir... para aprender...

Há uns anos atrás, tinha um professor de Inglês, e tendo eu na altura uma certa dificuldade em aprender as proposições e os Phrasal Verbs, diziam-me ele que era preciso sentir as proposições... Thats the point... acho eu...

Beijo...