segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Nota 152...

A mãe girafa faz o filho sofrer
"O parto da girafa é feito com ela em pé, de modo que a primeira coisa que acontece com o recém-nascido é uma queda de aproximadamente dois metros.
Ainda tonto o animal tenta firmar-se nas quatro patas, mas a mãe tem um comportamento estranho: ela dá um leve chuto, e a girafinha cai de novo ao solo. Tenta levanta-se, e é de novo derrubada.
O processo repete-se várias vezes, até que o recém-nascido, exausto, já não consegue ficar mais de pé. Neste momento, a mãe novamente o instiga com a pata forçando-o a levantar-se. E já não o derruba mais.
A explicação é simples: para sobreviver aos animais predadores, a primeira lição que a girafa deve aprender é levantar-se rápido.
A aparente crueldade da mãe encontra total apoio num provérbio árabe: « às vezes, para ensinar algo bom, é preciso ser um pouco rude»."
*******
Eu tenho uma enorme dificuldade em dizer "não". Vou no entanto entendendo que dizer "não" na maior parte das vezes é um acto de Amor, mais do que dizer "sim".

7 comentários:

MIG-L disse...

Aprendi algo hoje. Juro que não sabia desse pormenor da vida das girafas, mas sem dúvida que é ou seria completamente adaptável ao ser humano.
Um beijo...
NM

(...) disse...

É... as coisas que tu aprendes comigo... ;)
Por várias coisas que li, me falaram e presenciei, muito podemos aprender com o mundo animal. Conseguem dar-nos verdadeiros exemplos de vida.
Beijo

BlackQuartzo disse...

A mãe natureza é sem dúvida perfeita em muitas situações.
No entanto, ainda assim, entendo que existe algo no ser humano que nos distingue dos demais seres à face da terra. A capacidade de comunicação entre seres humanos potencia a capacidade de compreensão. Desta forma, acho que mais importante que a insistência no mesmo Não, é a explicação de Um... "Não, porque...".
Concordo que muitas vezes dizemos "Não" como um acto de amor, mas se este Não, não for desmistificado e explicado em tempo útil, tornar-se-á muitas vezes num acto cruel ao invés de um acto de amor.
Mas... sim. Há que saber dizer não por vezes.

mil beijos e bom fim de semana.

(...) disse...

Entendo o que queres dizer perfeitamente. Embora certos "nãos" acabem quase sempre por não ter uma explicação aceitável para quem os recebe e algumas vezes são incompreensiveis mesmo. Por exemplo em relação a crianças que ainda não conseguem perceber a amplitude de certas coisas na vida. Sei também que algumas pessoas os usam quase como forma de diversão, outras de protecção... poderia fazer uma vasta lista. Pelo meu lado e com a dificuldade que tenho em dizer não este vai sempre acompanhado de uma explicação. Mas sabes... às vezes penso que me justifico até demais!Há quem não mereça. Isto é só um desabafo. Outro desabafo é que às vezes sinto que a comunicação verbal só atrapalha
Beijo...

Unknown disse...

Também não sabia desse pormenor da vida das girafas. Gostei de a visitar. E também gostei de a ler- Bom fim de semana.

BlackQuartzo disse...

Entendo isso que falaste das crianças. Ainda assim tento multiplicar-me em explicações aos miúdos sobre os Não que sou obrigado a dizer-lhes. Como já aqui disse uma vez, das coisas que menos gostei ao longo da minha educação, foram os vários Nãos que ouvi sem me explicarem porquê.
Talvez por isso faça tanta questão de explicar isso às crianças.



Um beijinho e bom fim de semana

(...) disse...

Talvez também seja essa uma das razões porque sempre explico as coisas...

Bom fim de semana... beijo...