quarta-feira, 27 de maio de 2009

Nota 132...

"Quando as coisas correm mal, como acontecerá algumas vezes,
Quando o caminho que percorres parece sempre a subir...
Agarra-te à luta quando mais fores atingido,
É quando as coisas parecem piores que não deves desistir."
Edgar A. Guest
Certas lutas parecem inglórias, mas pelo menos testamos muitas das nossas capacidades. Damo-nos conta do muito que somos capazes de fazer e preparamo-nos para situações mais complicadas que possam surgir, descobrimos sempre um pouco mais de nós e das nossas muitas competências que estão escondidas. Toda a vida é um constante treino, uma constante aprendizagem, para trilhar novos caminhos. Difíceis ou fáceis, tudo depende do treino adquirido e do que ainda temos de adquirir para continuar o nosso trajecto. Sempre precisamos de preparar as etapas seguintes, e quando criamos resistências a essa preparação os treinos tornam-se cada vez mais duros.

7 comentários:

MIG-L disse...

Considero que o treino é em grande parte das vezes, uma força mais mental do que física para superar os obstáculos. Não deixa de ser necessário mas é nele que se testam limites, capacidades, adversidades e é através dele que se ganha moral e confiança. Ainda assim e no dia dos verdadeiros testes, é necessária a tranquilidade e força anímica tão necessárias para vencer. Fora isso, os treinos são mera preparação.

(...) disse...

A meu ver os treinos passam não só pela parte física e mental mas esencialmente pela emocional para não falar mesmo na espiritual. Os verdadeiros testes não passam de uma forma de treino para algo que estará para vir.
Para mim as coisas não funcionam simplesmente a nivel fisico e mental. O mental se não estiver devidamente apoiado pelo emocional pode ser um autêntico desastre.

MIG-L disse...

E haverá mental sem emocional? não me parece...

(...) disse...

Aparte mental é a mental e a emocional é a emocional. Podem estar ligadas mas são distintas. Através da mente podes alterar as emoções...talvez a ideia que eu tenho de como funcionam as coisas seja diferente da tua

MIG-L disse...

É um pouco sim...
Beijinhos.

Afrika disse...

As vezes nem tempo temos pra os "treinos"! As vezes quando damos por isso tamos dentro da "luta" em si.

Muitas vezes vai da formação que nos foi dada; ie, da motivação e da preparação pra a vida. Digamos que as quase sempre os mais aparentemente fortes são os que mais facilmente, se "quebram" nos momentos mais duros e aqueles que aparentam ser os mais frágeis mostram ser autênticos guerreiros.

Mas sem duvida que a força esta dentro de nos!

(...) disse...

Afrika... costumo pensar que as "lutas" não são mais do que "treinos" para "combates" que estão para surgir.

Tudo na vida conta para a nossa preparação e penso que nada surge por acaso nem mesmo a familia onde nascemos. Tudo mais tarde ou mais cedo nos serve para alguma coisa. Penso também que se não aprendemos a bem certas coisa que nos vão ser uteis de alguma forma acabamos por aprender a mal ou seja de forma mais dura. Por vezes de uma forma inconsciente criamos resitências a certas aprendizagens.
Ser forte tem muito que se lhe diga. Um pequeno e fragil ramo de arvore acaba por resistir melhor a ventos fortes dobrando-se pela sua fragilidade do que ramos mais fortes que simplesmente quebram... ao observar a Natureza muito podemos aprender...

Costumo igualmente pensar que nada na vida nos é apresentado que não possamos superar.

Beijo