terça-feira, 19 de maio de 2009

Nota131...

"Há no mundo variadíssimas situações que enfraquecem a consciência da alma. A primeiríssima de todas são as lides com as mulheres... É que o olho da mulher toca e perturba a nossa alma, não só o olho da mulher desenfreada, mas o da mulher decente também"
in "Eunuchs for the Kingdom of Heaven, citando João Crisóstomo*, On Priesthood
*João Crisóstomo, padre da Igreja de inícios do século v

As mulheres ao longo dos séculos, e ainda hoje, sofreram e sofrem vários tipos de discriminação. Muitas culpas se puseram e se põem em cima das mulheres quando tudo é uma questão de natureza humana. Porque são as mulheres que têm culpa? Porque não os homens por sentirem o que sentem? Ou... porque não aceitar cada um como é? A mulher é como é, e o homem reage como reage, e isso faz parte da manutenção da espécie.

7 comentários:

MIG-L disse...

Curiosidade ou não, sempre fui habituado a ouvir a minha avó a dizer que a mulher tinha a manha de 7 raposas. Na altura não percebia e hoje continuo a não perceber. No entanto, o que afirmas é talvez o reflexo de algo do género. Em nada culpo as mulheres, da mesma forma que as acho culpadas por tudo. Em nada culpo os homens, da mesma forma que também os acho culpados por tudo. Naturezas humanas, incompreensíveis por vezes, fastidiosas quando se tenta perceber sem se chegar a conclusão nenhuma.

cercatrova disse...

Eu acho que a culpa é dos homens. Se em Vez de lhes olharem para os olhos lhes olhassem para outro lado, tinhamos o problema resolvido... (ou não!)

(...) disse...

NM... este excerto foi escrito no sec.V... também sabemos que na altura da inquisição muitas mulheres foram mortas, perseguidas e acusadas de bruxaria... Claro que quem estava remetido ao celibatário tinha de combater as causas que poderiam pôr tudo isso em causa... mas penso que não eram as mulheres culpadas mas a própria natureza humana.Costuma-se dizer : olhos que não vêem coração que não sente. Não que as mulheres sejam todas elas manhosas (até são ...), mas a sua postura é como é.Como já aqui escrevi várias vezes homem e mulher são diferentes e no entanto complementam-se, atraem-se.Quando tiver tempo escreverei um outro excerto de um livro que também me deu que pensar. Ao longo dos séculos criou-se uma imagem da mulher que é dificil de limpar. E que ainda nos dias de hoje produz os seus efeitos não muito bons. Como é possivel passados tantos anos as coisas estarem como estão? Beijo...

(...) disse...

CercaTrova...Os homens olham para tudo quanto é lado e o seu sentir é o mesmo...acho eu ;)

Afrika disse...

Como diz a minha mãe " A maldade esta em quem vê "

Suponho que isso quer dizer que a culpa não esta (muitas vezes) em quem porta, logo assumo que e agora num caso mais extremo, não são as crianças os demónios tentadores dos adultos (pedófilos) mas sim o estes por desejar tão puras e inocentes criaturas ...

(...) disse...

A questão da culpa, para mim é algo complexo.Nem sempre se consegue controlar esse sentir que por vezes provém do inconsciente sem que disso tenhamos noção. Há um filme com a Jodie Foster que não me lembro do nome em que ela é violada e aí se põe a questão de a culpa estar nela ou nos violadores. É lógico que um acto de violação é inadmissivel mas em alguns casos poderá haver provocação antes. Os pedófilos... enfim... penso que só podem ser pessoas doentes!
Acho que a tua máe tem muita razão. Nós vemos sempre o mundo que nos rodeia através da nossa maneira de ser e de todas as experiências e crenças que temos. Uma pessoa que tenha aprendido a ser maliciosa verá malícia em tudo e todos. O meu avô viveu numa geração em que homem que não tivesse uma amante não seria homem de verdade. Então via mal em qualquer situção. Lembro-me de há uns largos anos atras ter tido um gesto de carinho com o meu namorado, quase marido e ter sido repreendida pelo meu avô como estando a ter um comportamento pouco digno
Os comortamentos humanos são muito curiosos e dificeis de julgar.
Beijo

Maria. . . disse...

Bem, realmente as diferenças entre homens e mulheres são notórias. A começar no facto de a mulher trabalhar fora como o homem e ter um salário inferior, só por ser mulher e quando chega a casa ainda tem as tarefas domésticas para fazer. Acho isso um pouco absurdo, mas também não sei como mudar esse pensamento social. Que me dizem? Quais as melhores maneiras de mudar esta situação?