terça-feira, 5 de maio de 2009

Nota 129...

" (...) estes tinham deparado com uma pedra sólida, mas que não estava de acordo com os seus projectos; temendo que desestabilizasse todo o seu "edifício", puseram-na de lado e lançaram-na para longe (...) "
Fernando Armellini in " O Banquete da Palavra"
Quantas vezes "tropeçamos" em pedras e nem lhes ligamos por parecerem que não fazem parte de tudo aquilo que mais queremos.? Quantas vezes queremos ver-nos livres de "pedras no sapato" por nos incomodarem e acharmos que nada têm a ver com a nossa vida? Quantas vezes estamos ocupados em tentar equilibrar pedras que pensamos serem as melhores na edificação da nossa vida e nem vemos outras que podem ser muito mais importantes em novas "construções"? Todas as "pedras" são importantes. Muitas vezes insistimos em querer carregar tantas ao mesmo tempo e não fica espaço para novas que apareçam. Existem pedras que nos assustam... ou pelo seu tamanho e peso ou pela sua insignificância. Por vezes penso que quando não aproveitamos certas "pedras" elas acabam por nos cair em cima... "derrumbam-nos" até que percebamos o quanto são importantes para nós.

6 comentários:

MIG-L disse...

Por certo já terás ouvido um célebre dito popular: "Pedras no caminho? Junto todas! Um dia farei um castelo!" ou um outro em que mais do que uma pedra a servir de obstáculo nos nossos trajectos, poderá muito bem ser usada como degrau para subirmos na vida e alcançarmos o horizonte... Enfim, não me assustam embora muitas vezes nos pareçam mesquinhas. Creio essencialmente que se dá sempre demasiada importância em torno de tudo. Se acontece A é por culpa de B e se B acontece, é derivado de C ou novamente de A. Tudo são pedras, ainda que as mesmas não aborreçam da forma que tanto nos parecem. Afinal, estas e outras pedras já existiam antes de nós e continuarão a existir por aí... Sempre! Serão sempre meras justificações...

(...) disse...

O primeiro não ouvi... Não sei se juntar todas não será um fardo demasiado grande a transportar. No entanto tudo depende do ponto de vista... até mesmo olharmos para uma "pedra" e sabermos se é um obstaculo ou uma oportunidade
É possivel que algumas vezes não se dê a importância que realmente certas coisas nos merecem. Existe uma tendência a dar importância possivelmente a coisas que nem deveriamos pensar nelas. É tudo muito relativo.
É... causa /efeito... existe sim... e assim nos tornamos mais reactivos que activos.
Se queres ver tudo como pedras... estás no teu direito...

Não concordo que sejam meras justificações mas aceito que a minha mensagem tenha chegado de maneira diferente à que era suposto.

Penso e Digo disse...

Antes construir "castelos" com pedras do que com areia ou cartas Isto fez-me lembrar a história dos 3 porquinhos eheh

cercatrova disse...

É verdade... por vezes decidimos dar um pontapé numa "pedra" que se atravessa no caminho da nossa vida, e tempos mais tarde percebemos que era exactamente aquele "pedra" que nos fazia falta para edificar algo.


(desculpem a curta mensagem, mas sinto-me fora de tempo em relação a este post por ter comentado tão tarde)

beijos

(...) disse...

Penso e Digo... bem vindo/a. As pedras também se transformam em areias, umas mais depressa que outras. Lembro-me dos três porquinhos... por vezes também queremos despachar as obrigações, construir rápidamente e talvez isso não seja assim muito bom.
Beijo

(...) disse...

CercaTrova, é sempre bom ver-te por aqui e ler os teus comentários. Não sei porque é que te sentes fora do tempo... realmente agora vou tendo cada vez menos tempo para passar por aqui, mas acredita que gosto sempre de te ler.
Todos nós ao longo da vida sempre vamos pensar que perdemos várias oportunidades... sempre enchemos a vida de "ses", mas eu sou de opinião que sempre damos o melhor em cada instante e quando nos apercebemos que podiamos ter feito melhor então estamos a fazer uma aprendizagem...
Beijo...