quarta-feira, 22 de abril de 2009

Nota 127...

" Dois homens encontravam-se de visita à casa de um mestre, e um perguntou ao outro:
- Vieste, como eu, para ouvir os ensinamentos?
E o outro respondeu:
- Não, para mim é suficiente ver como aperta as sandálias.
**************
Não é através das palavras que se conhece um mestre mas, de modo especial, através das suas acções, mesmo que estas sejam rotineiras e simples. Porque um mestre realizado imprime algo especial à sua maneira de ser e de proceder, e exala uma atmosfera de paz e precisão, perceptível para aquele que amadureceu as suas potências espirituais."
Ramiro Calle in " Os melhores contos espirituais do Oriente"
Existem coisas curiosas... Hoje tinha resolvido abrir um livro à sorte para aqui escrever qualquer coisa, e deparei-me com este pequeno conto que no fundo é uma continuação do post anterior. Será que já amadureci um pouco as minhas potências espirituais?

4 comentários:

Anónimo disse...

E no fundo, nem sempre todo o sábio é aquele que parece ser o maior sabedor.

Um beijo...

NM

BlackQuartzo disse...

A paz interior é muitas vezes difícil de gerir num turbilhão de sentimentos. A partir do instante em que aceitamos que muitos dos momentos na vida pode ser encarados apenas no momento em que acontecem, poderemos encarar a vida sem o peso que por vezes a expectativa nos provoca. Cada momento é um momento.


beijo

(...) disse...

Conhecimento para mim não é sinónimo de sabedoria. Vê-se por aí tanta gente "culta" e tão infeliz...O conhecimento a meu ver deve ser posto em prática Arquivar demasiado conhecimento faz mal. Arrastamos connosco muito "lixo" que só nos pesa na "caminhada" que temos as fazer e que nos confunde os "caminhos" Nem tudo serve para todos. Há que adaptar os conhecimentos à nossa própria existência
É só a minha visão. A visão de quem já teve de abandonar muita coisa para que novos horizontes de mostrassem e novas portas se abrissem...
Beijo...

(...) disse...

BlackQuartzo... que bom, mais um comentário teu :)
Penso que a Paz interior é sempre momentanea assim como a Felicidade É bom que assim seja para melhor podermos aprecia-las e que novas aprendizagens possamos fazer para irmos atingindo cada vez mais momentos de Paz interior e Felicidade.As expectativas são ilusões a não ser que as usemos só como ponto de partida e não como metas a atingir. Eu concordo plenamente que a única coisa em concreto que temos é o momento, e não existem dois iguais.
Beijo...