terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Nota 105...

" Esotérico quer dizer que vem de dentro, por oposição a exotérico, que quer dizer que vem de fora. (...) Todas as pessoas que percebem que são responsáveis pelo que lhes aconteceu trabalham com esoterismo. Todas as que recusam a responsabilidade pelo que lhes aconteceu trabalham com exoterismo. (...) A maioria das pessoas, impelida pela nossa cultura divulgada pelos costumes, pela tradição, pela educação e pelas influências, prefere olhar para fora do corpo à procura dos germes, dos parasitas, de tudo o que existe no planeta e na atmosfera que nos quer atacar, para conseguir perceber porque contraiu tal ou tal sintoma. Como se o ser humano fosse a presa preferida de toda a Natureza. Nunca assim foi, nem nunca o virá a ser. O corpo emite sons, emite vibrações, emite sensações, emite emoções. Todos os sinais que vêm de dentro do nosso corpo são autênticas instruções para levarmos a nossa vida de um modo mais equilibrado. Olhar para fora do corpo não nos ajuda."
Luis Martins Simões in " O Teu Corpo Não Mente"

É uma situação que venho a testar há já alguns anos. Muitas das nossas doenças, ou mesmo todas, são fruto do que pensamos, do que somos. Não nos devemos culpar por isso mas sim tomar consciência e mudar o rumo das coisas.

8 comentários:

MIG-L disse...

Concordo em absoluto. O estado mental é quiçá, o maior dos males e simultaneamente o maior das curas. Resta a cada um de nós e na devida proporção, saber fazer um uso correcto desse mesmo estado. Será que até para retardarmos a morte, a mente funcionará de igual forma? Continuo a acreditar que sim...
NM

Anónimo disse...

Tem graça, só agora é que reparei (ali na nota nr 100) que as minhas iniciais se podem confundir com o caro CercaTrova...

Bons dias..

(...) disse...

NM... não diria que é só o estado mental mas também a carga emocional que associamos ao que pensamos e... tambem a nossa postura espiritual perante a vida.

Nem sempre é fácil saber fazer uso dos nossos estados até porque alguns são inconcientes... no entanto perante um "aviso" físico podemos tomar consciência.

Retardamos ou acelararmos... não acredito muito que temos hora marcada para tal... para isso não fazia sentido o livre arbitrio que eu acredito existir... a maneira com que estamos na vida é escolha nossa...

Beijo...

(...) disse...

Bem vindo de novo CT... e mais uma vez desculpa a confusão. Tudo se esclareceu...

Um bom dia também e...

Beijo...

Anónimo disse...

"Todos os sinais que vêm de dentro do nosso corpo são autênticas instruções para levarmos a nossa vida de um modo mais equilibrado."

Totalmente de acordo. Eu acho que todos os dias aprendo, que esse equilibrio se afina. Aprendi que no fundo são muitas vezes as cargas exteriores que nos destabilizam.

beijos...

(...) disse...

Anónimo... o exterior também nos serve de referência para o que se passa dentro de nós... eu pelo menos acredito nisso.

Interior e exterior parecem estar ligados...

Beijo...

Anónimo disse...

olá! :)

desculpa lá... mas o anónimo acima, não é anónimo!!! :))

Sou eu... mas não sei que se passou só agora vi que não ficou o meu nome.

beijos

(...) disse...

Hummmm, querias passar despecebido... ou já nadas mascarado... por acaso pensei que serias tu mas... não tinha certezas...

Beijo...