quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Nota 106...


A título de exemplo do post anterior...
"Dores de cabeça
A dor que sentimos na cabeça mostra-nos que o nosso modo de viver e pensar não funciona para nós, que perseguimos objectivos que não são bons para nós, que há que parar com a obsessão, a insistência, o fanatismo e perguntar-se o que temos de mudar na nossa vida. A pessoa que sente dores de cabeça está contrariada. (...) As dores de cabeça, em suma, representam o desalinhamento entre o nosso equilíbrio interior e a vida que levamos no dia-a-dia. Dores de cabeça nas têmporas, e mesmo nos olhos, estão frequentemente ligadas a problemas de incapacidade de se manifestar o que se sente a alguém ( raiva?) e também o facto de se sentir impotente perante uma certa posição. Dores de cabeça no topo da cabeça, abrangendo a parte occipital também mostram dificuldade para entender qualquer coisa que já se passou ou que se está a passar. Esta dor prende-se com desejos, medos, ou intuições que a pessoa tem. A pessoa anda a sentir coisas que não percebe e que a incomodam."
Luis Martins Simões in " A Teu Corpo Não Mente"
***
Devemos no entanto, nestas apreciações, recorrer ao nosso bom senso e honestidade para connosco mesmos. Parar um pouco e analisar. Uma coisa são dores de cabeça pontuais, outra padrões repetidos. Também há que ter em consideração que outros motivos podem causar dores de cabeça como por exemplo : fígado sobrecarregado, tensão no pescoço e ombros, hipertensão etc... e então há que ir ao cerne da questão, relacionar isso tudo e ver de que modo faz sentido para nós. Por vezes não são as terapias que não resultam mas, a falta de sinceridade e de aceitação de nós mesmos, contribuem para que tudo isto soe a falso e pareçam meras fantasias. Como muitos dizem, mesmo antes de analisar as coisas e experimenta-las com as devidas competências: coitados! Que pobres de espírito.

14 comentários:

MIG-L disse...

No fundo, no fundo... dores!
Este post, acaba por ser uma derivação do anterior, já que o conteúdo e a mensagem serão basicamente os mesmos. Ainda assim, aprendi que as dores nas têmporas denunciam impotência... perante uma certa posição! :))) Confesso que gostei, mas fora de brincadeiras, foi bom conhecer os sintomas e suas causas. Um beijo...
NM

Anónimo disse...

olá. não fugi. estou sem tempo para comentar este blog dignamente. volto depois. beijo.

(...) disse...

NM... este post foi um exemplo sim do que "falei" no anterior...

Já vi que para ti certas palavras levam a certos pensamentos... enfim...

Também dei conta que és céptico em relação a estas questões... será que no fundo, bem lá no fundo tens receio de te conhecer ou confrontar?

Existem sintomas especificos que queiras saber para tentares ver se se adaptam a ti?

Beijo...

(...) disse...

CercaTrova... ainda bem que não fugiste...e que deste notícias...

Esta coisa da falta de tempo é... terrivel mas por vezes não há nada que possamos fazer...a não ser dar prioridade ao que mais interessa.

Beijo...

MIG-L disse...

Pois, a língua portuguesa é realmente muito traiçoeira. Quanto ao cepticismo, nunca se tratará de receio de me conhecer ou de confrontar mas sim, demonstrarem-me que estas questões assim o são de facto. Talvez precise do tal "ver para crer". Falando nos sintomas, os que vou sentindo são quase sempre resultado dos meus excessos e de uma forma mais directa. Beijo...

(...) disse...

Caro NM ... não é só a língua que nos atraiçoa... existem muitas outras coisas a ela ligadas ou não, que também o fazem...

Primeiro de tudo, e como já disse algumas vezes, eu escrevo aqui coisas que a MIM fazem sentido. Não têm de fazer sentido a toda a gente mas já que fazem a mim porque não pôr as pessoas a pensarem e abrirem outros horizontes... quer pela aceitação ou negação dos mesmos?É uma simples partilha de aprendizagens

Segundo... Acho que não passa por mim ou por alguém demonstrar que as coisas são um facto. Penso que cabe à própria pessoa chegar lá ou não... Isto é como a historia do ovo e da galinha... que surge primeiro? A dúvida ou o conhecimento?

Eu não fecho a porta a nada... vou experimentando... mas não me prendo demasiado à experimentação cientifica, principalmente no que toca ao lado do comportmento humano...

Como expliquei... um sintoma isolado pode não querer dizer muito, por outro lado, um sintoma pode ser reflexo de outros sintomas... enfim... para mim as coisas nem sempre são lineares mas consistem numa busca constante que deveras me agrada. Adoro tentar perceber o que à partida parece inexplicável...

Terceiro... que me adianta fazer ver uma pessoa que à partida não quer ver? Não há pior cego que aquele que não quer ver... não é assim que diz a sabedoria popular?

Quarto... e... o que te levará a cometer excessos? Já fizeste essa pergunta a ti mesmo?

Quinto... e isto só por curiosidade... "cieiro: Pele seca no rosto e particulamente à volta da boca e do nariz. Mostra desidratação da epiderme desta parte do rosto e uma tensão leve que se prende com dificuldades de comunicação e auto-estima. A pessoa, no seu relacionamento com os outros, seja social seja relacional, tem necessidade de agradar.Lábios: Os labios têm uma função sexual e uma representação sexual também. A função principal dos lábios, do ponto de vista relacional, é a do beijo. Tensões nos lábios prendem-se então com o desejo ligado à relação."

De alguma coisa que já li, e que aprendi chego à conclusão que podem existir várias maneiras diferentes de abordar uma mesma coisa mas o resultado é praticamente o mesmo.

Não entendo como uma pessoa como tu ainda se preocupa com factos!

Beijo...

MIG-L disse...

Respondendo-te ponto por ponto:

1) Aceito a partilha de aprendizagens e não duvides que me deixam a pensar. Porém e como referiste, o que para uns serve como A, para outros não deixará de ser B. Há que saber aceitar isso, sem nunca pensar que os outros estarão a reagir de uma forma permanentemente má ou errada.

2)A demonstração de factos, fica à partida desvendada com a experimentação científica. Até lá, serão sempre meras hipóteses, ideias, sugestões e um sentir muito próprios. De que forma chegas a uma conclusão de algo inexplicável? Como o consegues demonstrar? Novamente vem à tona uma opinião sempre muito pessoal.

3) Realmente, não há pior cego do que aquele que não quer ver, mas como lhe consegues mostrar ou provar factos, que apenas sentes e vives como algo muito teu? Opiniões pessoais, diferem muito de conhecimento e sabedoria.

4) Os excessos têm sempre diversas causas, independentemente de serem cometidos por nós ou provocados por quem connosco se relaciona. Claro que já me perguntei, e usando um exemplo, se durmo pouco porque me fui divertir em determinada noite, é bem diferente da falta de sono por preocupações várias e até mesmo, pela falta de tempo quer pela necessidade de estudo para um exame ou até mesmo, por uma certa carga de trabalho. Em certos excessos, podes ter mão em ti própria, noutros nem por isso...

5) Mais uma vez e respondendo-te à parte final, factos são factos e há que saber viver com eles. Pegando no teu exemplo, achas mesmo que uma certa desidratação da epiderme, estará sempre relacionada com dificuldades de comunicação e auto-estima? Não te estou a contradizer mas se te provar através de um caso precisamente contrário, o que me dirás? Que não há regra sem excepção e continuas a seguir pelo teu caminho? Finalizo dizendo que não entendo como uma pessoa como tu, parece não se preocupar um pouco, com certos... factos!
Beijo...
NM

(...) disse...

1... penso que em certas coisas não existe essa coisa de certo ou errado... bom ou mau... mas por não aceitarmos algumas coisas não quer dizer que elas não existam...

2... Não aceito que tudo tenha de ter experimentação cientifica... há coisas que pura e simplesmente são ... aliás o proprio Einstein abriu caminho para isso... Também não se escreve sobre tantas coisas, nem muitas pessoas põem de parte os conhecimentos por exemplo das medicinas orientais porque está provado que dão resultados... Acredito por experiência propria que quando sofremos um determinado choque emocional determinados musculos se contraem estando em ligação com determinados orgaos... passei por uma fase complicada e não foi novidade para mim quando me foi diagnosticada uma determinada doença num determinado orgão... Eu não falo de coisas de que sou pioneira mas se quiseres de... "factos"...
Já cheguei a conlusões de algo que não conseguia explicar à priori... mais tarde chegaram-me respostas e de uma forma... inexplicavel... chama-lhe fé... chama-lhe o quiseres...e posso demonstrar não pelo trajecto até á solução mas pelo resultado final... Podem ser opiniões pessoais mas comigo resulta e com muitas outras pessoas também... será que não deixam aí de ser pessoais? Sabes... por essas coisas tão demonstradas é que muitas vezes deixo de acreditar no ser humano...

Voltarei para responder ao resto...

(...) disse...

Continuando...

3... Sempre considerei que a melhor forma de educar é através do exemplo. E muitas vezes assim vemos que é. Não adianta dizer que é assim ou de outra maneira e alguém ver que agimos precisamente ao contrário. Os "factos" são aquilo que as pessoas vêem em nós e através da nossa vida. Os comentários que aqui faço são sem dúvida pessoais e baseados em "factos" da minha vivência pessoal, os textos que me servem de base podem, ou não, constituir verdadeiros factos para muitas outras pessoas... daí cabe a cada um que os lê tentar provar para si a sua veracidade...isto se quiser... claro. Não posso impigir algo que resulta para mim a alguém que nem se dispõe a experimentar Daí quem quiser transformar as coisas em factos para si é única responsabilidade sua

4... Não sou da mesma opinião que tu... quando consideramos algo que é excesso e nos prejudica... ou fazemos algo para mudar ou já sabemos que teremos de assumir as suas consequências... Eu não falei em coisas pontuais mas em padrões que se repetem... isso já é outra questão e que deve ser ponderada.

5...Não sei bem o que consideras factos... há coisas que nos acontecem uma vez da vida, não deixam de ser um facto mas que não se repetem... Lá por me considerar um pessoa teimosa... o que é um facto... não quer dizer que o seja sempre ... e não tenho de viver toda a vida com algo que me prejudica... como expliquei... por vezes certos sintomas são decorrentes de outros mais profundos e que nem sempre conhecemos... e existem varios graus de falta de comunicação e varios graus de falta de auto estima...
Eu sou uma pessoa flexivel... mostrares-me uma exepção não que faz deixar de acreditar em certas coisas... como disse o comportamento humano não é linear e até algo que possa ser para ti um excepção pode reforçar a minha posição... neste capitulo nao vejo as coisas como excepção às regras mas sentidas de maneira diferente ou com causas que não estão à vista...Poderia ser suposto um pai que perdeu um filho ter um cancro nos testiculos mas isso tudo depende da forma como este encarou essa perda... eu acredito igualmente que podemos trazer connosco cargas dos nossos antepassados de há 4 gerações atras... o que quer dizer que as razões podem vir de muito longe... isto é um tema muito vasto...
Meu caro eu tenho formação de base na área cientifica e tenho outras formações e comparando as duas ambas têm as suas limitações. Talvez tenha sido um erro quando o ser humano resolveu separar a parte cientifica da espiritual...Sabes tão bem como eu que muitas das bases da matematica são baseadas em axiomas algo que se considera como verdadeiro mas que não se prova. Quase como a existência da intuição. Sabemos que ela existe mas vacilamos muitas vezes. Factos para mim são todas as coisas que fazem sentido na minha vida.Já disse muitas vezes que ja pus de lado muitas coisas que aprendi. Não por negar a sua existência mas por sentir que para mim não servem... não temos de estar todos direccionados e vocacionados para a mesma coisa. E eu não gosto de ser céptica. Já me surpreendi com muitas coisas na minha vida e quero continuar a supreender-me... é um facto para mim que não sou a mesma pessoa que era há uns minutos atrás... não gosto de me limitar pensando que sou assim ou assado... a cada momento a sua forma de sentir e de agir...

Beijo...

MIG-L disse...

Ideias esgrimidas, argumentos debatidos...
Cabe por isso e a cada um de nós, fazer uso daquilo que acha ser mais correcto para si. Votos de uma boa semana.
Beijo...

Anónimo disse...

Cum caneco!!!

Só mesmo estes comentários num post assim, para acabar com algum do meu mau humor que trazia de trás.

Bem só vou comentar algumas coisas... e já agora podiam ter posto aqui o som de murros e lambadas como OST dos comentários.

Primeiro - na minha experiência própria é raro eu ter dôr de cabeça... tenho tipo 1 dôr de cabeça a cada 3 meses ou nem isso.
Mas já tive fases de andar semanas com dôr de cabeça. Mas isso acabou. Era actividade eléctrica descontrolada no cérebro.


Segundo - se a dôr fôr repentina e muito forte... o melhor é ligar 112.

terceiro - (e é aqui que mais me animei hoje...) dizes: "Tensões nos lábios prendem-se então com o desejo ligado à relação."... bem, conheço uma rapariga que cada vez que me vê fica com os lábios que parecem duas salsichas frescas congeladas e coladas com super-cola (ou é de me vêr ou andou a beber vinho verde toda a noite!!!)

quarto - "O sonho de Einstein de uma teoria unificada do Universo ainda não foi realizada mas os êxitos dos últimos anos parecem, pelo menos, ter colocado finalmente esse objectivo ao nosso alcance." in "O Sonho de Einstein" de Barry Parker.
Como tal, Einstein não só era cientista como também sonhador.

quinto - A respeito do que dizes "eu acredito igualmente que podemos trazer connosco cargas dos nossos antepassados de há 4 gerações atras...", está já comprovado que por exemplo o facto de eu ser fumador irá ter implicações no meu código genético que será passado aos meus descendendentes.

sexto - acho que já chega de comentar este post.

(...) disse...

Ainda bem CercaTrova... o mau humor não é muito útil...


Os "murros" e "lambadas" ficam ao critério de quem lê... há que pôr a imaginação a trabalhar senão fica empenada...


Uma dor de cabeça de três em três meses... hum... isso é um padrão engraçado... coincidirá com os solisticios e equinocios? ;))

A dor de cabeça foi só um exemplo...

Xiii ligas logo para o 112?

Ai ai... só tu para me fazeres rir... mas olha que a linguagem corporal tem muito que se lhe diga e quem sabe intrepreta la é um problema para quem quer esconder alguma coisa... enfim...

Será que o Einstein era um sonhador ou um visionário?

Se fosse só isso que passamos a nossa descendência... enfim... fumar é mau... é uma maldito vício... também já me disseram que eu nasci com essa tendência para fumar e que tirar por completo o tabaco não seria lá muito boa ideia. Não não é desculpa de fumador... já tentei várias vezes deixar e o organismo não reage lá muito bem... mesmo depois de três longos meses sem fumar... e o curioso é que esta dependencia parece estar associada ao meu funcionamento hormonal...

Oh.... ficaste cansado de tanta "parvoíce"? Já não há mais nada a comentar ?

Foi bom ler-te

Beijo

Anónimo disse...

Se eu ligo logo para o 112? Não. Eu não, pois as minhas dores de cabeça não são repentinas e fortes...
...mas se as pessoas estivessem bem formadas saberiam que nos principais sintomas que precedem o AVC, o que vem no topo é:
"* Cefaléia intensa e súbita sem causa aparente..."
e que: "O AVC é uma emergência médica e possui tratamento se o paciente for rapidamente encaminhado para um hospital adequado."
Shame on you ;)

Einstein... Ser visionário não é também uma variante de ser sonhador? Eu acho que sim.

...naquele dia estava cansado por isso não comentei mais.


beijinho grande.

(...) disse...

Meu caro Cercatrova... existem AVCs por vezes bem silenciosos e que não vêm acompnhados de dores de cabeça, mas tão somente de confusão mental... Também as causas de dores de cabeça podem ser muitas...

Ser visionário é uma variante de ser sonhador? Não sou da mesma opinião... mas aceito a tua... :)

Espero que já tenhas descansado...

Beijo...