terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Nota 89...

" Não é divertido ser artista. Beethoven, Van Gogh, todos eles se tivessem tido psiquiatras nós não teríamos esses génios"
John Lennon

Hoje andava por aí à procura de umas coisas quando me deparei com esta frase... vem em sequência do que aqui escrevi sobre... loucos!
Os psiquiatras e afins deveriam saber descernir... mas nem todos o fazem... todos que fogem a um padrão comum são... loucos!

6 comentários:

MIG-L disse...

E sabe tão bem esta loucura...
Beijitos.

Anónimo disse...

Sim em parte tens razão no que dizes. Hoje as pessoas ou são "normais" ou "loucos", enquanto que antigamente havia uma "terceira classe"... os "excêntricos".

Ainda assim se talvez nessa altura esses "génios" tivessem tido psiquiatras talvez não fossem "génios", mas pessoalmente vivessem mais felizes... porque ser "génio" pode ser muito bonito para quem contempla isso de fora... mas pode ser um pouco desgastante por vezes para quem vive isso de dentro... pensamentos estranhos... alucinações... psicoses...
...enfim, um sem número de coisas.

Tanto quanto sei, quem vive essa "genialidade" de dentro, nunca conseguirá ser entendido por quem está de fora... é um pouco como uma mulher explicar o que sente durante a gravidez a um homem... simplesmente não dá... o homem nunca saberá o que é, por mais bem explicado que seja... pois o homem nunca viverá essa experiência nem nunca a irá entender na totalidade.

Existe um filme que te recomendo pois trata-se de um desses casos de "genealidade". É baseado numa história verídica de um professor de Matemática que ganhou um prémio Nobel e que é esquizofrénico. A história retrata a sua vida e como contornou essa "questão".
O filme chama-se "Uma mente brilhante" e ganhou 4 oscares.
Recomendo.

Beijinhos...

Anónimo disse...

Será que me podias ajudar numa coisa?
É mesmo só curiosidade...
Vi o seguinte comentário num blog mas não sei o que quer dizer e como sei que sabes latim (julgo que isto é latim!!!) pedia-te por favor se podes traduzir! Consegues?

Senti re l'amor
Suno libero
Eni altera
Ino cante di amor
Infonatibo
Sen sore moni
Senti re l'amor
Senti re mi anore

obrigado e beijinhos

(...) disse...

Cercatrova... desculpa não te ter respondido há mais tempo mas não consegui fazê lo...

Eu não sei muito latim verdade seja dita mas no entanto também isso não me parece latim... lamento não te poder ajudar...

Beijo...

Anónimo disse...

tb eu já me deparei com a realidade dos "loucos". No estudo que realizei sobre esta classe de, por vezes, doentes fiquei espantada com as realidades deles e certas atitudes que levaram a que as pessoas que se denominam normais os pusessem de parte. Existem filmes fabulosos sobre este tema, tenho é pena que não sejam mais divulgados.

(...) disse...

Maria!!!! Que bom "ver-te" :)! Queres acreditar que estava mesmo a pensar que nunca mais te tinha visto por aqui quando vi que havia aqui mais um comentário?

Há coisas muito curiosas mesmo!

Chego à conclusão que a realidade não passa de uma ilusão, mas aqueles que saem das ditas normas, ou aqueles que saem das realidades criadas por nós e com os quais não sabemos lidar são sempre apelidados de loucos...

Volta sempre ;)

Beijo....