terça-feira, 19 de maio de 2009

Nota131...

"Há no mundo variadíssimas situações que enfraquecem a consciência da alma. A primeiríssima de todas são as lides com as mulheres... É que o olho da mulher toca e perturba a nossa alma, não só o olho da mulher desenfreada, mas o da mulher decente também"
in "Eunuchs for the Kingdom of Heaven, citando João Crisóstomo*, On Priesthood
*João Crisóstomo, padre da Igreja de inícios do século v

As mulheres ao longo dos séculos, e ainda hoje, sofreram e sofrem vários tipos de discriminação. Muitas culpas se puseram e se põem em cima das mulheres quando tudo é uma questão de natureza humana. Porque são as mulheres que têm culpa? Porque não os homens por sentirem o que sentem? Ou... porque não aceitar cada um como é? A mulher é como é, e o homem reage como reage, e isso faz parte da manutenção da espécie.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Nota 130...

" O que quer que seja que aprendemos a fazer, aprendemo-lo fazendo-o: os homens tornam-se construtores, construindo; e tocadores de harpa, tocando harpa. Da mesma forma, é através da acção justa que nos tornamos justos; de gestos controlados, que ganhamos auto-controlo; e de actos de coragem, que nos tornamos corajosos."
Aristóteles
Algumas vezes temos receio e errar, medo de experimentar, e assim fica impossível aprender...

terça-feira, 5 de maio de 2009

Nota 129...

" (...) estes tinham deparado com uma pedra sólida, mas que não estava de acordo com os seus projectos; temendo que desestabilizasse todo o seu "edifício", puseram-na de lado e lançaram-na para longe (...) "
Fernando Armellini in " O Banquete da Palavra"
Quantas vezes "tropeçamos" em pedras e nem lhes ligamos por parecerem que não fazem parte de tudo aquilo que mais queremos.? Quantas vezes queremos ver-nos livres de "pedras no sapato" por nos incomodarem e acharmos que nada têm a ver com a nossa vida? Quantas vezes estamos ocupados em tentar equilibrar pedras que pensamos serem as melhores na edificação da nossa vida e nem vemos outras que podem ser muito mais importantes em novas "construções"? Todas as "pedras" são importantes. Muitas vezes insistimos em querer carregar tantas ao mesmo tempo e não fica espaço para novas que apareçam. Existem pedras que nos assustam... ou pelo seu tamanho e peso ou pela sua insignificância. Por vezes penso que quando não aproveitamos certas "pedras" elas acabam por nos cair em cima... "derrumbam-nos" até que percebamos o quanto são importantes para nós.

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Nota 128...

Se... não tentarmos, não erramos. Se... não errarmos, não aprendemos. Se... não aprendemos, não evoluimos. Ciclos de vida...

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Nota 127...

" Dois homens encontravam-se de visita à casa de um mestre, e um perguntou ao outro:
- Vieste, como eu, para ouvir os ensinamentos?
E o outro respondeu:
- Não, para mim é suficiente ver como aperta as sandálias.
**************
Não é através das palavras que se conhece um mestre mas, de modo especial, através das suas acções, mesmo que estas sejam rotineiras e simples. Porque um mestre realizado imprime algo especial à sua maneira de ser e de proceder, e exala uma atmosfera de paz e precisão, perceptível para aquele que amadureceu as suas potências espirituais."
Ramiro Calle in " Os melhores contos espirituais do Oriente"
Existem coisas curiosas... Hoje tinha resolvido abrir um livro à sorte para aqui escrever qualquer coisa, e deparei-me com este pequeno conto que no fundo é uma continuação do post anterior. Será que já amadureci um pouco as minhas potências espirituais?

sábado, 18 de abril de 2009

Nota 126...


Um fulano vivia sozinho e decidiu que a sua vida seria melhor se tivesse um animalzinho de estimação como companhia.Assim, foi a uma loja de animais e disse ao dono da loja que queria um bichinho que fosse incomum.Depois de algum tempo de discussão, chegaram à conclusão que ele deveria ficar com uma centopeia.Centopeia seria mesmo um bichinho de estimação incomum... um bichinho tão pequeno, com 100 pés... é realmente incomum!!!A centopeia veio dentro de uma caixinha branca, para ser usada como casinha..Bom... ele levou a caixinha para casa, arranjou um bom lugar para colocar a casinha, e achou que o melhor para a sua nova companhia seria levá-la a tomar uma cervejinha...Assim, perguntou à centopeia, que estava dentro da caixinha:-Gostavas de ir comigo ao Bar tomar uma cerveja?Não houve resposta da sua nova amiguinha. Meio chateado com isso, ele esperou um pouco e perguntou de novo:-Que tal ir comigo ao bar tomar uma cervejinha, hein?De novo, nada de resposta da nova amiguinha... Ele esperou mais um pouco,pensando sobre o que estava a acontecer... e decidiu perguntar de novo, mas,desta vez, chegou bem perto da caixinha e gritou: -*EI, Ó SURDA*!!! *QUERES IR OU NÃO COMIGO AO BAR TOMAR UMA CERVEJA? Uma vozinha veio lá de dentro da caixinha:-*PPPOOOORRRRRRAAAAA*!!!!!!!!!!! JÁ TINHA OUVIDO!!!!!*
ESTOU SÓ A CALÇAR OS SAPATOS!!!!!!!!
Por vezes damos demasiada atenção ao que as pessoas dizem e não ao que fazem

domingo, 12 de abril de 2009

Nota 125...

Uma Páscoa Feliz...
Que a Páscoa não se resuma a este dia... Que a Páscoa deste ano seja a verdadeira Passagem para a transformação de nós mesmos e do Mundo... Que ressuscitemos cada dia com a Esperança e a Fé de tudo mudar... Podemos ser melhores e com isso mudar a Humanidade. Cada palavra, cada gesto, cada acção pode servir de exemplo para um Mundo melhor. Aceitemos a transformação como a borboleta o faz para se tornar num ser mais belo...

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Nota 124...

A maior prova de Amor e ... a estupidez humana

"Ninguém tem maior Amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos"

(Jo 15,13)

E dar a vida não significa morrer fisicamente...

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Nota 123...

" Os pyrilampos são a imagem das mulheres. Em quanto ellas estão na obscuridade, luzem e brilham: desde que tractam de se deixar vêr, despresam-se, e não se repara senão em seus defeitos"
Conselheiro José Joaquim Rodrigues de Bastos in " Pensamentos, Maximas e Proverbios"

( Não não estou maluca... não não tem nada a ver com o acordo ortográfico, é apenas um pensamento tirado de um livro cuja edição data de 1854)

sábado, 4 de abril de 2009

Nota 122...

De que serve tudo o que aprendemos se não colocarmos em prática e pusermos ao "serviço" da nossa felicidade e dos outros?

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Nota 121...


O Mundo não gira à volta dos nossos interesses. Gira à custa da partilha, e troca de interesses entre as pessoas.

segunda-feira, 30 de março de 2009

Nota 120...

( Continuação)

"6.Fale dos problemas ou das descrições negativas de si mesmo, utilizando o verbo no passado. Isso liberta o presente. Por exemplo: "Eu tinha dificuldades em fazer isto..."
7.Fale das mudanças desejadas para o futuro utilizando o tempo presente do verbo. Por exemplo: em vez de dizer "Vou conseguir", diga "Estou a conseguir".
8.Substitua o SE por QUANDO. Por exemplo: em vez de dizer "Se eu conseguir ganhar dinheiro, vou viajar", diga "Quando eu conseguir ganhar dinheiro, vou viajar".
9.Substitua ESPERO por SEI. Por exemplo: em vez de dizer "Eu espero aprender isto...", diga "Eu sei que vou aprender isto...". ESPERAR suscita dúvidas e enfraquece a linguagem.
10. Substitua o CONDICIONAL pelo PRESENTE. Por exemplo : Ao invés de dizer "Eu gostaria de agradecer a vossa presença". diga "Eu agradeço a vossa presença" . O verbo no presente fica mais forte e concreto."
Dr Jairo Mancilha, Ph. D/neurolinguística, cardiologista e psiquiatra

quarta-feira, 25 de março de 2009

Nota 119...

"A linguagem dirige os nossos pensamentos para direcções específicas e, de alguma forma, ela ajuda-nos a criar a nossa realidade, potencializando ou limitando as nossas possibilidades. A habilidade de usar a linguagem com precisão é essencial para uma boa comunicação.
***
1. Cuidado com a palavra "Não". A frase que contém NÃO, para ser compreendida, traz à mente o que está junto dela. O NÃO existe apenas na linguagem e não na experiência. Por exemplo: Pense em "NÃO"... Não vem nada à mente. Agora, vou pedir-lhe que não pense na cor vermelha... Eu pedi para NÃO pensar na cor vermelha e você pensou. Procure falar no positivo. O que quer e o que não quer.
***
2. Cuidado com a palavra "Mas", que nega tudo o que vem antes. Por exemplo : O Pedro é um rapaz inteligente, esforçado, MAS... Substitua o MAS por E, quando indicado.
***
3. Cuidado com a palavra "Tentar" que pressupõe a possibilidade de falha. Por exemplo: Vou tentar encontrar-me consigo amanhá às 8 horas. Por outras palavras: Tenho uma grande hipótese de não ir, pois vou "tentar". Evite TENTAR, FAÇA.
***
4. Cuidado com o "Não posso" ou "Não consigo", que dão ideia de incapacidade pessoal. Use "NÃO QUERO", "NÃO PODIA"ou "NÃO CONSEGUIA", que pressupõe que vai conseguir, que vai poder.
***
5. Cuidado com as palavras "DEVO", "TENHO QUE" ou "PRECISO", pressupõem que algo externo controla a sua vida. Em vez delas use "QUERO", "DECIDO", "VOU"."
Dr Jairo Mancilha, Ph. D/ neurolinguística, cardiologista e psiquiatra
( Continua )

sexta-feira, 20 de março de 2009

Nota 118...


Às vezes sinto uma certa vergonha de pertencer à classe dos seres humanos e de viver nesta época. Claro que em todas as épocas sempre houve pessoas mal formadas mas hoje em dia é demais.
Entra-se num restaurante, come-se à grande, não se paga a conta e esmurra-se o gerente?
Atropela-se uma criança numa passadeira, tenta-se ludibriar o acidente, e não se quer saber mais do assunto?
E... alimentam-se e generalizam-se ideias como estas como se fosse normal:

" 1.Se uma mulher depois dos 30 ainda não arrumou namorado é olhada com desconfiança pelos homens: algum defeito deve ter.
2.Nessa idade as mulheres tendem a ser controladoras e demasiado absorventes (e as outras não?): os homens precisam de espaço (vital) para respirar. E alguns precisam de mais espaço que outros.
3.Aos 30 anos as mulheres (solteiras) começam a desesperar: uma mulher desesperada afugenta qualquer homem.
4.As mulheres de 30 anos são sexualmente acticas (e as outras não?). E os homens pensam: será que ela não vai andar por aí, a dá-la como até aqui, aos meus amigos, conhecidos e até desconhecidos?
5.Aos 30 anos as mulheres já a sabem toda (e as outras não?). Os homens gostam de mulheres burras.
6.Os trintões, dada a abundância da oferta, pensam : porquê comer sempre o mesmo prato se o cardápio me oferece outras alternativas também elas interessantes?"
Seremos todos iguais? Temos de pertencer a uma "manada"? Temos de ver e aceitar as coisas assim? Deixámos de ser indivíduos? Quem toma estes ditos como verdades... enfim... é muito pobre de espírito
Que é isto???? Que se passa????

terça-feira, 17 de março de 2009

Nota 117...

"Até certo ponto, a propriedade oferece a um homem maior independência e liberdade, mas, para além desse ponto, a propriedade torna-se senhora e o proprietário escravo. Tem esse homem, então, que ofertar-lhe em sacrifício o seu tempo e a sua meditação para contrair relações, ligar-se a um lugar, incorporar-se num Estado - talvez mesmo à custa das suas necessidades íntimas e essenciais."
Nietzsche in " Humano, demasiado humano"

Em que sectores da nossa vida somos proprietários? E escravos?

sábado, 14 de março de 2009

Nota 116...

Portanto, sede perfeitos como é perfeito o vosso Pai celeste»Mateus 5:48
É como se Jesus estivesse a estabelecer um padrão ridiculamente elevado para os seus seguidores que caso não seja cumprido, pode fazê-los sentirem-se pecadores e inadequados. Ao longo dos séculos, muitas pessoas confundiram perfeccionismo moral com justiça espiritual, definindo a espiritualidade pelo número de coisas das quais se abstêm, como fumar, beber e dizer palavrões. Contudo, às vezes as mesmas pessoas que se debatem por serem perfeitas são as que mais pecam.
A expressão grega traduzida nesta passagem como "perfeito" pode igualmente significar "maduro" (...)
Maturidade significa reconhecer que continuaremos a pecar. O facto de se fingir ser imaculado constitui um sinal de imaturidade. Jesus não definiu a maturidade espiritual como uma ausência de imperfeições, mas antes como a presença de força.
A sabedoria de Jesus consiste no facto de não podermos conquistar amor; apenas podemos recebê-lo. Tentar ser perfeito em termos morais ou comportamentais não nos torna mais merecedores do amor de Deus. O amor incondicional tem a ver com aquilo que somos, e não com o que fazemos. É isso que as pessoas com uma auto-estima saudável sentem em relação a sim próprias. Da minha percepção dos ensinamentos de Jesus, não nos sentimos mais amados por sermos perfeitos - desejamos tornar-nos mais maduros por nos sentirmos amados.
O perfeccionismo é uma capa, e não um objectivo."
Dr Mark W. Baker in " O Maior Psicólogo de Todos os Tempos. Jesus e a Sabedoria da Alma
E porque estamos na Quaresma... algo para meditar...Mesmo os que não creem nada perdem...

sexta-feira, 13 de março de 2009

Nota 115...


" Uma rosa está sempre linda, sempre perfeita, sempre em mudança. É assim que nós somos; Sempre perfeitos, onde quer que nos encontremos na vida"
Louise L. Hay in "Pensamentos do Coração"

quarta-feira, 11 de março de 2009

Nota 114...

"Noventa por cento da linguagem é apenas uma maneira de evitar o contacto verdadeiro. Criamos uma grande parede de palavras para ocultar o facto de que não desejamos nos relacionar.
Se estiver triste, porque dizê-lo? Fique triste! As pessoas saberão o que quer dizer sem a linguagem Se estiver muito, muito feliz, porque dizê-lo? Fique feliz! E a felicidade não é italiana, inglesa ou alemã, todos a compreenderão.(...) A linguagem é uma maneira de dizer o que realmente não queremos expressar.(...) Por exemplo, eu amo alguém e não quero realmente expressá-lo; então simplesmente digo: "Eu amo-te". Apenas palavras! Se eu amo, vou dizer-lhe isso de alguma maniera mais real - Porque através de palavras? Tente expressar-se através de um gesto, através da face, do corpo, do toque, da atitude, mas não através da linguagem. Irá gostar disso, porque terá uma nova sensação e poderá inovar."
Osho in " Osho todos os dias"

Em seguimento do post anterior... mais uma reflexão...Cada vez chego mais à conclusão que as palavras pouco dizem... e então se forem à distância, através de um ecran muito menos ... Fica tão fácil enviar em mensagem em certas alturas... até hoje em dia a comunicação por voz vai sendo substituída... porque a voz, essa, pode "trair-nos", é demasiado directa, obriga a raciocínios rápidos...

sexta-feira, 6 de março de 2009

Nota 113...

"O número de vezes que uma pessoa, em média, vê o e-mail por hora, é 40, revela estudo da Universidade de Glasgow, segundo o qual o sexo feminino é quem mais sofre com esta avalanche de informação. Se está "soterrada" em emails, sms, telefonemas, simplifique. Siga o «bom senso», aconselha Vítor Rodrigues, « saiba desligar ou silenciar o telemóvel, comunique pela Internet só em períodos autodeterminados. Desenvolva maturidade afectiva e revalorize a comunicação directa, cara a cara.»"
in " Saber Viver, edição de Março 2009"
Penso que estas novas tecnologias não vieram ajudar a comunicação entre as pessoas, antes pelo contrário. Apercebo-me que cada vez mais existe menor maturidade afectiva e talvez o problema seja destes modos de comunicação.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Nota 112...

"Lei da Flexibilidade
A Flexibilidade é-nos muito mais proveitosa do que a passividade ou a resistência; Usando activamente o que quer que surja, abraçando até as circunstâncias mais penosas, enfrentando as dificuldades com maior eficácia, ao começarmos a vê-las como forma de treinamento espiritual.
*
Ajuste-se sempre ao que lhe pedem que aceite.
Ajuste-se a ele e molde-o ao seu jeito.
Robert Frost
(...)
A flexibilidade requer um estado de alerta e expansivo de percepção: envolve não só o "ir com a corrente", mas também o abraça-la e fazer uso dela, um uso construtivo. Dominando essa lei, fazemos degraus com as pedras que encontramos no caminho e transformamos os problemas em oportunidades"
Dan Millman in " Um Novo Sistema de Numeralogia"

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Nota111...

É uma canseira estar à espera de dias melhores... e uma ilusão também...

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Nota 110...

" O mundo não é alguma coisa para se pôr em ordem; o mundo é a ordem encarnada. A nós nos cabe harmonizar-nos com ela"
Henry Miller

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Nota 109...

153
De Formião, filósofo elegante,
Vereis como Anibal escarnecia,
Quando das artes bélicas, diante
Dele, com larga voz tratava e lia.
A disciplina militar prestante
Não se aprende, Senhor, na fantasia,
Sonhando, imaginando ou estudando,
Senão vendo, tratando e pelejando.
154
Mas eu que falo, humilde, baxo e rudo,
De vós não conhecido nem sonhado?
Da boca dos pequenos sei, contudo,
Que o louvor sai às vezes acabado.
Tem me falta na vida honesto estudo,
Com longa experiência misturado,
Nem engenho, que aqui vereis presente,
Cousas que juntas se acham raramente.
155
Pera servir-vos, braço às armas feito,
Pera cantar-vos, mente às Musas dada;
Só me falece ser a vós aceito,
De quem virtude deve ser prezada.
Se me isto o Céu concede, e o vosso peito
Dina empresa tomar de ser cantada,
Como a pres[s]aga mente vaticina
Olhando a vossa inclinação divina,
156
Ou fazendo que, mais que a de Medusa,
A vista vossa tema o monte Atlante,
Ou rompendo nos campos de Ampelusa
Os muros de Marrocos e Trudante,
A minha já estimada e leda Musa
Fico que em todo o mundo de vós cante,
De sorte que Alexandro em vós se veja,
Sem à dita de Aquiles ter enveja.
Camões in "Lusíadas"

E assim acabam os Lusíadas...
Mas Camões não acabou aqui....
Assim como não acabará a sua "epopeia", aquele que continua a viver na nossa memória e no nosso coração...
( Uma pequena homengem a quem continuará a viver em mim até ao fim dos meus dias e através daqueles a quem marcou)

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Nota 108...

"Para seres grande, sê inteiro, nada teu exageres ou excluas, sê todo em cada coisa, põe quanto és na menor coisa que faças..."
Ricardo Reis

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Nota 107...

Farto-me de rir com estes testes...







Mulher independente
Confira o seu perfil:
É uma mulher independente e segura de si. Não precisa que venham cá feministas a reivindicar direitos e deveres.

Sente que não tem nada de provar a ninguém e age em função dos seus interesses, dos seus desejos e das suas opiniões.

É quase como o feijão frade e as suas duas caras. Nalguns casos, pode revelar-se submissa, noutras dominadora. A sua vontade é sempre o factor determinante!






quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Nota 106...


A título de exemplo do post anterior...
"Dores de cabeça
A dor que sentimos na cabeça mostra-nos que o nosso modo de viver e pensar não funciona para nós, que perseguimos objectivos que não são bons para nós, que há que parar com a obsessão, a insistência, o fanatismo e perguntar-se o que temos de mudar na nossa vida. A pessoa que sente dores de cabeça está contrariada. (...) As dores de cabeça, em suma, representam o desalinhamento entre o nosso equilíbrio interior e a vida que levamos no dia-a-dia. Dores de cabeça nas têmporas, e mesmo nos olhos, estão frequentemente ligadas a problemas de incapacidade de se manifestar o que se sente a alguém ( raiva?) e também o facto de se sentir impotente perante uma certa posição. Dores de cabeça no topo da cabeça, abrangendo a parte occipital também mostram dificuldade para entender qualquer coisa que já se passou ou que se está a passar. Esta dor prende-se com desejos, medos, ou intuições que a pessoa tem. A pessoa anda a sentir coisas que não percebe e que a incomodam."
Luis Martins Simões in " A Teu Corpo Não Mente"
***
Devemos no entanto, nestas apreciações, recorrer ao nosso bom senso e honestidade para connosco mesmos. Parar um pouco e analisar. Uma coisa são dores de cabeça pontuais, outra padrões repetidos. Também há que ter em consideração que outros motivos podem causar dores de cabeça como por exemplo : fígado sobrecarregado, tensão no pescoço e ombros, hipertensão etc... e então há que ir ao cerne da questão, relacionar isso tudo e ver de que modo faz sentido para nós. Por vezes não são as terapias que não resultam mas, a falta de sinceridade e de aceitação de nós mesmos, contribuem para que tudo isto soe a falso e pareçam meras fantasias. Como muitos dizem, mesmo antes de analisar as coisas e experimenta-las com as devidas competências: coitados! Que pobres de espírito.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Nota 105...

" Esotérico quer dizer que vem de dentro, por oposição a exotérico, que quer dizer que vem de fora. (...) Todas as pessoas que percebem que são responsáveis pelo que lhes aconteceu trabalham com esoterismo. Todas as que recusam a responsabilidade pelo que lhes aconteceu trabalham com exoterismo. (...) A maioria das pessoas, impelida pela nossa cultura divulgada pelos costumes, pela tradição, pela educação e pelas influências, prefere olhar para fora do corpo à procura dos germes, dos parasitas, de tudo o que existe no planeta e na atmosfera que nos quer atacar, para conseguir perceber porque contraiu tal ou tal sintoma. Como se o ser humano fosse a presa preferida de toda a Natureza. Nunca assim foi, nem nunca o virá a ser. O corpo emite sons, emite vibrações, emite sensações, emite emoções. Todos os sinais que vêm de dentro do nosso corpo são autênticas instruções para levarmos a nossa vida de um modo mais equilibrado. Olhar para fora do corpo não nos ajuda."
Luis Martins Simões in " O Teu Corpo Não Mente"

É uma situação que venho a testar há já alguns anos. Muitas das nossas doenças, ou mesmo todas, são fruto do que pensamos, do que somos. Não nos devemos culpar por isso mas sim tomar consciência e mudar o rumo das coisas.

sábado, 31 de janeiro de 2009

Nota 104...


Nunca deveria ser preciso fazer uma pergunta destas? Nem a costumamos fazer, mas...talvez devessemos fazer, mas... será que obtinhamos respostas sinceras? Porque será que sempre esperamos por alturas ideais, por momentos especiais...? Porque será que sempre fica tanto por dizer?

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Nota 103...

Porque hoje chove sem parar...
Por vezes à custa de tanto protegermos os outros acabamos por nos "molhar" e ficar doentes...
Talvez fosse melhor... em lugar de ceder o nosso "guarda-chuva", simplesmente partilha-lo...

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Nota 102...

Não resisti!

E não somos nós como os animais?Por vezes só reagimos quando perdemos algo importante para nós....

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Nota 101...


"O conhecimento é, acima de tudo, um processo afectivo que decorre no coração, o centro vital do homem."
D. Anacleto de Oliveira, Bispo Auxiliar de Lisboa in " Um ano a caminhar com São Paulo"
Estive a meditar um pouco nisto que li ontem... e concordo... não porque eu seja uma pessoa emotiva, e dada a "coisas do coração", mas fazendo uma análise da minha vida as coisas que aprendi e que não esqueço são realmente aquelas que fizeram o seu trajecto pelo coração. Julgava eu que era uma questão de memória selectiva.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Nota 100...


"O facto de pessoas que se amam se tornarem inocentes é muito frequente - porque o Amor o aceita. Ele nada exige de si, não diz : "Seja isso, seja aquilo" . O Amor simlesmente lhe diz para ser você mesmo, que é bom assim como é, que é belo assim como é. O Amor o aceita. Subitamente você começa a abandonar os seus ideais, os seus "deverias", suas máscaras. Abandona sua velha pele e novamente se torna uma criança.
O Amor rejuvenesce as pessoas. Quanto mais ama, mais jovem fica. Quando não ama, começa a ficar velho, porque quando não ama, perde contacto consigo mesmo. O Amor nada mais é do que entrar em contacto consigo mesmo por meio do outro, de alguém que o aceita, de alguém que o espelha tal como é.
O Amor pode ser a situação certa na qual se podem abandonar todos os condicionamentos. O Amor é um descondicionamento. Ele simplesmente leva embora os velhos padrões e não lhe dá novos. Se ele lhe desse um novo padrão, ele não seria Amor, mas política"
Osho in "Osho todos os dias"

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Nota 99...

"Eles fantasiam ter sexo com um grande número de mulheres, apreciam a ideia de ter sexo com várias parceiras ao mesmo tempo, tentam reduzir ao mínimo o tempo passado com cada uma e o seu desejo aumenta na proporção em que diminuem as oportunidades de sexo. Mais ainda, estas constatações parecem ser tão válidas num mercado em qualquer parte do mundo, como no laboratório e na universidade. (...)
Quando lhe perguntaram por que é que continuava a dormir com tantas parceiras em vez de se contentar com uma única esposa, um membro da tribo muria, na Índia central, respondeu prosaicamente: " Quem é que quer comer o mesmo legume todos os dias?"
Simon Andreae in " Anatomia do Desejo"

sábado, 17 de janeiro de 2009

Nota 98...


As coisas que se escrevem, e ...será sempre assim? Será que se estabelece uma relação amigável ou simplesmente uma relação de interesses? Homem cordeiro... homem lobo... uma raça interessante....

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Nota 97...

Apetecia-me algo...

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Nota 96...

" Não podemos saber se é realmente ouro até que o possamos ver através do fogo"
Ditado Zen

Existem muitas pessoas para as quais pouco importa se é ouro ou não desde que não tenham de atravessar "provas de fogo". Esquecem-se das capacidades de resistência, persistência e determinação tão importantes e que devem ser exploradas...

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Nota 95...


" Nunca negue a imaginação. Ela é a única faculdade criativa nos seres humanos (...) Negada, a imaginação torna-se muito vingativa; negada, ela torna-se um pesadelo; negada ela torna-se destrutiva. Fora isso, ela é muito criativa. Ela é criatividade e nada mais. Porém, se a negar, se não a admitir, começará um conflito entre a sua própria criatividade e você mesmo, e você perderá.
A ciência nunca poderá ganhar à arte; a lógica nunca poderá ganhar ao amor; a história nunca poderá ganhar ao mito; e a realidade, comparada com os sonhos, é pobre, muito pobre. Assim, se carrega alguma ideia contra a imaginação, abandone-a, porque todos nós carregamos - esta época é muito contrária à imaginação. Ensinaram as pessoas a serem factuais, realistas, empíricas e todos os tipos de tolices. As pessoas deveriam ser mais sonhadoras, mais inocentes, mais extasiadas. Elas deveriam ser capazes de criar euforia, e somente através disso se alcançará a fonte original.
Deus deve ser uma pessoa imensamente imaginativa. Olhe para o mundo! Seja lá quem for que o tenha criado ou sonhado, deve ser um grande sonhador... tantas cores e tantas canções... A existência toda é um arco-íris; ele deve ter vindo de uma profunda imaginação."
Osho in "Osho todos os dias"

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Nota 94...

" Pesa-me, realmente me pesa, como uma condenação a conhecer, esta noção repentina da minha individualidade verdadeira, dessa que andou sempre viajando sonolentamente entre o que sente e o que vê"
Fernando Pessoa in "Livro do Desassossego"

Sinto que aqui entendo um pouco Fernando Pessoa. Desde criança vivo num conflito entre o que sinto e o que vejo. Tanta coisa da minha infância faz sentido agora. Muito do que me queriam mostrar eram fachadas e daí muita confusão gerei em mim. Começo a acreditar mais no que sinto do que no que me querem fazer ver. E verdade se diga tenho a sensação de cometer menos erros. Mas sem dúvida alguma esta forma de estar cria desconfianças, dúvidas, receios...

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Nota 93...

"Os sentimentos de limitação, ansiedade, medo, etc, são apenas ruído neuronal. São, em essência, hábitos, e os hábitos podem ser desaprendidos"
Yongey Mingyur Rinpoche, in " A Alegria de Viver"

Está provado científicamente que ao longo da nossa existência vamos criando padrões de pensamento, mas que é possivel mudar essas formas de pensar e com isso alterar a nossa vida. Podemos começar por observar como falamos, que palavras usamos, e o que isso nos leva a sentir...aos poucos e poucos mudando a nossa forma de comunicar podemos alterar os padrões de pensamento que nos limitam...

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Nota 92...


"Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade"
Carlos Drummond de Andrade
Concordo... Nada exterior a nós nos pode fazer felizes se essa pré-disposição não existir já em nós. A felicidade é um estado de espírito... algo que vem de dentro para fora....

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Nota 91...

Na passagem do ano é costume pedir e desejar aos que nos estão próximos, Saúde, Amor, Paz, Prosperidade... Sem Saúde muita coisa fica limitada na vida, há quem seja da opinião que quem ama não adoece, a Paz pode ser fruto da Saúde do Amor, Prosperidade... no fundo tudo está interligado...
Andava mais uma vez por aí a "vasculhar" e dei com este artigo... nada de novo para mim, mas... não deixa de ser interessante...
"Sem efeitos secundários ou contra-indicações, de fácil acesso, grátis e eficaz, nunca um outro remédio teve todas estas qualidades. Este "medicamento revolucionário" em todos os sentidos, nada mais é do que ... "O Sexo". Ele revitaliza o corpo, alivia o stress, excita a mente e, como se não bastasse, é um dos meios mais eficazes na prevenção de muitas enfermidades e ainda um excelente exercício físico.
Em 1975, a Organização Mundial de Saúde publicou um trabalho sobre esta matéria "Education and Treatment in Human Sexuality: The Training of Health Professionals" onde defendiam que a saúde sexual era um dos aspectos mais importantes e positivos do ser humano, devendo a sexologia ser encarada como disciplina autónoma. Felizmente que a partir desta data, os estudos nesta área tem vindo a desenvolver-se sem preconceitos ou tabus.
Uma actividade sexual satisfatória torna o ser humano mais feliz, em harmonia com o seu corpo e com uma mente menos anciosa e irritadiça. O stress com que se vive o dia-a-dia desaparece no momento em que se toma este "medicamento revolucionário". Falar de sexo é ainda muito difícil uma vez que envolve a intimidade de cada pessoa. No entanto, será mais fácil encarar a sexualidade, se conhecermos melhor o nosso corpo por dentro e por fora. Antes de mais, há que ter a noção de que a relação sexual provoca uma reacção em cadeia, que activa todo o organismo, uma vez que é necessária uma preparação funcional, para que a penetração seja bem sucedida. Os órgãos sexuais sofrem alterações profundas, na forma e na função, e a excitação provoca reacções vasculares, neurológicas, musculares e hormonais.
Como medicina preventiva: O prazer é apenas uma amostra dos benefícios do sexo. Além de retardar os efeitos de envelhecimento, a satisfação sexual ajuda na prevenção de doenças.
Previne a osteoporose - Fazer sexo fortalece os ossos devido ao aumento do nível de estrogénios no organismo da mulher e de testoterona, no caso do homem. A testosterona é também responsável pela força dos músculos.
Alivia as dores - De cabeça, reumáticas, menstruais... As enxaquecas são caracterizadas pela vasodilatação, uma vez que os vazos sanguíneos da cabeça dilatam e ficam muito doloridos. Durante a excitação e o orgasmo, o cérebro é imundado pela endorfina cujo efeito analgésico e tranquilizante pode fazer a dor desaparecer repentinamente. As dores menstruais também tendem a desaparecer, já que as contracções provocadas pelo orgasmo fazem com que o fluxo se disperse, relaxando a região e diminuindo as dores.
Actividade renal - Com o aumento da circulação sanguínia os rins trabalham mais, eliminam melhor os depósitos de toxinas. Beber bastante água depois de fazer sexo complementando o trabalho de purificação dos rins.
Evita problemas de próstata - Segundo Hugh O'Neill, editor da revista "Men's Health", os homens que têm relações sexuais, pelo menos três vezes por semana, têm menos probabilidades de desenvolver problemas de próstata, dado que as ejaculações frequentes ajudam a manter esta glândula em forma.
Previne as constipações - Muito frequentes, principalmente no Inverno, as constipações caracterizam-se pelo esgotamento e a debilidade, provocados por uma alteração no equilíbrio hormonal. Uma vida sexual activa e satisfatória contribui para manter um nível adequado de estrogénios e testosterona.
Fortalece a musculatura pélvica - Esta é uma área que precisa de exercício, uma vez que o seu enfraquecimento aumenta o processo de queda da bexiga (prolapso). O orgasmo provoca entre cinco a doze contracções da musculatura que envolve o órgão sexual.
Reforça o sistema imunitário - Segundo estudos científicos, existe uma relação entre o estado de humor e a imunidade, ou seja, as pessoas mal-humoradas e que sofrem de depressão reflectem os seus sentimentos no sistema imunológico. Logo, se as experiências sexuais agradáveis ajudam a melhorar o humor, também têm reflexos positivos no sistema de defesa do organismo. Isto significa que o sexo solidifica as defesas do organismo contra certo tipo de doenças, para afastar o fantasma da doença, nada melhor do que ter relações sexuais regularmente e de forma satisfatória.
Fortalece a actividade cardíaca - Durante a relação sexual dá-se uma descarga de adrenalina que aumenta a frequência cardíaca. O sangue circula por todo o lado, estimulando a irrigação. Na altura do orgasmo, a libertação de endorfina relaxa as paredes dos vasos, o que facilita a fluidez do sangue e diminui o risco de enfartes e derrames provocados pelo entupimento das veias. Nesta fase, as artérias dilatam-se absorvendo maior quantidade de oxigénio enquanto a frequência cardíaca chega aos 120 batimentos por minuto.
Ajuda a dormir - O orgasmo permite um estado relaxante a nível psicofísico. Na fase orgástica extingue-se a tensão e a ansiedade, responsáveis pelo endurecimento da musculatura do corpo e pela insónia, o que faz com que o sono chegue mais depressa.
Pode proteger contra o cancro da mama - Na opinião do dr. Timothy Murrell, da Universidade de Adelaide, na Austrália, os orgasmos podem ajudar a evitar o cancro da mama em mulheres que nunca tenham tido filhos. A sua teoria especula que a oxitocina que se liberta durante o climax inibe a proliferação de células cancerígenas, uma vez que nesse momento os níveis desta hormona são entre três a cinco vezes mais elevados que o habitual.
Uma vida sexual activa e satisfatória reduz em 50% o risco de morte
Num corpo são, uma mente sã: Retirar prazer do sexo é cada vez mais importante, uma vez que ultrapassa as barreiras do físico e entra na esfera psicológica. Além de trazer inúmeros benefícios para o corpo, o sexo vive na nossa cabeça e pode fazer milagres pela mente.
As hormonas trabalham melhor - As mulheres com uma vida sexual activa produzem mais estrogénio, uma hormona decisiva para a saúde do coração, dos ossos e até para a manutenção do bom humor e bem-estar.
Aumenta a auto-estima - Momentos de grande intimidade, as relações sexuais são, também, alturas em que as pessoas se sentem mais vulneráveis e próximas umas das outras. Sentirmo-nos satisfeitos com o nosso corpo, significa acreditar nas nossas capacidades e ter mais confiança no que fazemos.
Liberta tensão - As endorfinas aumentam a sensação de prazer durante e depois do sexo e proporcionam um relaxamento que se estende por todo o corpo.
Efeito anti-stress - O orgasmo funciona como trégua para a ansiedade dos períodos de pressão pessoal e profissional.
Aumenta as capacidades mentais - Libertação de DHEA, produzida pela excitação sexual, ajuda-nos a ter uma maior capacidade cognitiva e de percepção. Sentirmo-nos bem e felizes torna-nos mais despertos para a realidade e perspicazes na hora de tomar decisões.
Fortalece os vínculos - As relações satisfatórias criam laços de confiança e união entre o casal. Tal como todas as outras relações, o sexo implica dar e receber, isto é, se queremos ter prazer, devemos procurar retribuir esse prazer. O Fortalecimento dos laços e da confiança estabelecida entre os casais através do tacto e dos restantes sentidos, permitem a exploração dos jogos de sedução e dos territórios até aí desconhecidos.
Melhora as relações sociais - O primeiro passo para nos relacionarmos bem com os outros é sentirmo-nos bem com nós próprios. O prazer físico e mental retirado de uma relação satisfatória, torna as pessoas mais abertas para o mundo exterior, pois há menos lugar para frustações.
Benefícios profiláticos:Verdadeira revolução na medicina centemporânea, o sexo tem a particularidade de nos fazer sentir eternamente jovens e bonitos.
Activa a circulação sanguínea - A excitação provoca, por sua vez, um maior afluxo de sangue aos genitais, ao cérebro e às zonas periféricas. Ao circular mais rapidamente, este sangue limpo leva oxigénio fresco às células, órgãos e músculos, permitindo, desta forma, eliminar toxinas.
A pele fica mais bonita - O sexo, como qualquer exercício, faz o corpo gerar calor, causando uma intensa vasodilatação da epiderme: as veias aumentam, recebem mais sangue e as células da pele são renovadas com mais oxigénio e nutrientes. O resultado é uma pele jovem e tonificada. O sexo pode fazer milagres neste campo.
Tonifica os músculos - A ginástica que se faz desde os preliminares até ao orgasmo ajuda a fortalecer os glúteos, as pernas e o abdómem. A irrigação sanguínea ajuda, também, a combater a má circulação e a celulite. Durante um acto sexual intenso, com uma duração de 20 minutos, podem ser queimadas até 300 calorias.
Melhora o aspecto físico - Normalmente, quem tem uma vida sexual activa tende a preocupar-se mais com a sua uimagem. Procurar um corpo bem delineado e atractivo, uma pele sedosa e vestir roupas elegantes são algumas das exigências de quem faz do sexo um prazer.
Concluindo
Para além de não nos deixar cair numa vida sedentária, o sexo é considerado uma das mais eficazes medidas de prevenção que existe. Isto porque as pessoas sexualmente activas têm tendência a olhar mais para o seu corpo e a preocupar-se com pequenas alterações que possam surgir. Apesar de ser "um medicamento" extremamente natural, dado que a sua administração não implica qualquer tipo de transtorno, só faz bem à saúde e os efeitos podem ser bastante benéficos e satisfatórios.
Perante tudo o que aqui está escrito, será que não está na hora da sociedade deixar-se de preconceitos e passar a abordar a sexualidade como algo perfeitamente natural e normal e, inclusivamente, passar a ser uma necessidade como qualquer outra por muito banal que seja? "
Por isto este ano desejo-vos... muito sexo... mas satisfatório... aquele que se faz por fazer não trará todos estes benefícios e pode até produzir efeitos contrários...
Talvez seja este um meio para atingir Saúde, Amor, Paz, Prosperidade...

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Nota 90...


Um Santo e Feliz Natal...

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Nota 89...

" Não é divertido ser artista. Beethoven, Van Gogh, todos eles se tivessem tido psiquiatras nós não teríamos esses génios"
John Lennon

Hoje andava por aí à procura de umas coisas quando me deparei com esta frase... vem em sequência do que aqui escrevi sobre... loucos!
Os psiquiatras e afins deveriam saber descernir... mas nem todos o fazem... todos que fogem a um padrão comum são... loucos!

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Nota 88...


Blogues com sucesso, aqueles onde se escreve sobre sexo, sejam realidades ou fantasias, e os de escárnio e maldizer....

sábado, 13 de dezembro de 2008

Nota 87...

"Quanto mais alto o homem, de mais coisas tem que se privar. No píncaro não há lugar senão para o homem só. Quanto mais perfeito, mais completo; e quanto mais completo, menos outrem."

Fernando Pessoa in " Livro do Desassossego"
Existem muitos homens sós, mas não porque chegaram aos píncaros...não porque são perfeitos ou completos... simplesmente porque querem lá chegar e cada vez se tornam mais imperfeitos e incompletos... privados do essencial...

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Nota 86...

"As respostas nunca são difíceis quando paramos de nos esconder das perguntas"
Dick Sutphen in " O Oráculo Interior"

Pior é que nos escondemos das perguntas e das respostas...

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Nota 85a...




(Carregar nas imagens para aumentar)

Nota 85...

É fácil elogiar e aceitar "loucos" de outras eras, difícil é ter a capacidade de apreciá-los na altura.
Talvez ser-se "louco" seja um elogio...

sábado, 6 de dezembro de 2008

Nota 84...


Desde a Antiguidade o Coelho é tido como um símbolo Lunar, é um animal que dorme de dia e está acordado de noite. Pelos Egípcios era considerado um representante da nova vida, da renovação desta. O Coelho está também associado à fertilidade pela sua capacidade de reprodução. Talvez por tudo isto seja um dos símbolos da Páscoa.
Para os Xamãs o Coelho transporta nele a energia do Medo.
**
" As pessoas do totem do Coelho temem tanto as doenças, as desgraças, as tragédias e a morte que acabam por passar da doença à desgraça e da desgraça à tragédia até ao dia em que por fim morrem, porque elas atraem constantemente aquilo que temem, para que estas coisas, ou estas experiências, possam ensinar-lhes lições de destemor. Lembre-se de que tudo aquilo a que se resiste persiste, de forma que os nossos maiores temores sempre acabarão por se tornar realidade. (...) As Forças Universais mantêm-se em perpétuo e contínuo movimento, o que significa que sempre será possível encontrar uma saída, ainda que inesperada ou surpreendente, para qualquer tipo de situação. A nossa capacidade de encontrar esta saída depende unicamente da forma como lidamos com os nossos problemas."
Jamie Sams e David Carson in "Cartas Xamânicas"
**
Isto tudo porque o meu jardim foi "invadido" por coelhos... Não sei de onde apareceram... mas imagino o que me possam querer "dizer"... Talvez tenha de perder certos medos e aceitar novos desafios... fez-me lembrar a Alice atrás do coelho....

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Nota 83...

" Para aquele que adivinha os seus símbolos, a vida manifesta a sua exuberância em toda a parte. Moisés bate com a vara no rochedo, e dele brota água da vida. Um momento destes é o bastante para milhares de anos.
Só aparentemente estão estas coisas repartidas pelos espaços longínquos e pelos tempos remotos. Elas estão, antes, escondidas em cada indivíduo e são-lhe transmitidas por chaves, a fim de que ele se compreenda a si próprio na sua potência mais íntima e supra-individual. (...) Mesmo que a matéria se tenha espessado em muros, que parecem tirar qualquer esperança, a abundância está, todavia, muito próxima, já que vive no ser humano como arrátel, como herança transtemporal. Depende do homem tomar a vara unicamente para se apoiar durante o caminho da vida, ou segurá-la como ceptro"
Ernst Jünger in " O passo da floresta"

As escolhas são nossas...

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Nota 82...


Quando a vida se resume a um simples passar de dias então é porque já morremos e não demos conta...